Notícias
Notícias
Inep tem nova diretora de Avaliação da Educação Superior
Consolidar a cultura de avaliação no âmbito da graduação é o principal propósito da professora Iguatemy Maria de Lucena Martins, que assumiu, na semana passada, a Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes), criada dentro da nova estrutura organizacional do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Entre as atribuições dessa diretoria está a conclusão da implementação do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). "A orientação do Ministério da Educação é a de que nos concentremos no aprimoramento dos processos que constituem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior".
Dessa forma, além de ter a definição de parâmetros e a aplicação do Enade como sua atribuição, cabe também à Daes coordenar a elaboração dos instrumentos de avaliação da Educação Superior, segundo as diretrizes da Conaes (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior), do CNE (Conselho Nacional de Educação) e das secretarias de Educação Superior (SESu), de Educação Tecnológica (Setec) e de Educação a Distância (Seed) do MEC.
Além do conjunto das entidades que já colaboram com o Sinaes, a professora Iguatemy Martins convocará os pró-reitores de graduação de todo o país para que se envolvam efetivamente com o processo de avaliação conduzido pelo Inep, pois reconhece o compromisso e a responsabilidade direta que eles têm no desenvolvimento da graduação e na qualidade da formação acadêmica dos estudantes brasileiros.
A Daes assume parte das atribuições anteriormente desempenhadas pela extinta Diretoria de Estatística e Avaliação da Educação Superior, que era dirigida pelo professor Dilvo Ristoff.
Os dados estatísticos da educação superior (Censo da Educação Superior) são, hoje, de competência da Diretoria de Estatísticas Educacionais, que realiza, também, o Censo da Educação Básica e é ocupado pela professora Maria Inês Pestana.
Assessoria de Imprensa do Inep