Notícias
INSTITUCIONAL
Inep se reúne com Comissão de Terminologia do Mercosul
A reunião contou com a participação de representantes das delegações argentina, brasileira, paraguaia, uruguaia e boliviana. Foto: Reprodução Ascom/Inep.
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, e a diretora de Estudos Educacionais, Michele Melo, participaram, nesta segunda-feira, 25 de outubro, da XXXVI Reunião da Comissão Ad Hoc de Terminologia do Setor Educacional do Mercosul (CAHT/SEM). O encontro foi virtual, por meio da ferramenta Microsoft Teams, e contou com a participação de representantes das delegações argentina, brasileira, paraguaia, uruguaia e boliviana. Essa foi a primeira reunião do semestre, desde que o Brasil assumiu a presidência pro tempore do Setor Educacional do Mercosul.
Para o presidente do Inep, Danilo Dupas, essa união de países em prol da educação está alinhada com o objetivo estratégico do Instituto. “Queremos ampliar, cada vez mais, nosso escopo de atuação internacional por meio de ações de cooperação técnica e parcerias com organismos internacionais que visem à atualização e ao fortalecimento institucional quanto às melhores metodologias, técnicas e tecnologias disponíveis mundialmente em nosso campo de atuação”, pontuou. Dupas lembrou, ainda, que o foco da atual gestão do Inep é governança e inovação, um trabalho que tem realizado com o apoio do ministro da Educação, Milton Ribeiro.
Desde que o Banco de Dados Terminológicos (BDT) foi implementado em 2007, a CAHT já harmonizou centenas de termos em espanhol e português, respeitando as peculiaridades linguísticas de cada país. Esse trabalho permite que termos técnicos recorrentes nos diferentes níveis, etapas e modalidades educacionais sejam adotados de forma padronizada nos países-membros e associados ao Mercosul.
Durante a reunião, foram apresentada novas funcionalidades da ferramenta Tematres (aplicação web para o gerenciamento de linguagens documentárias) para o BDT, a serem implementadas após oficinas de capacitação entre as delegações da CAHT. A comissão também discutiu a análise de uso das estatísticas do BDT, a redação conjunta do texto de difusão do BDT e o cronograma de trabalho da comissão para 2022.
Michele Melo parabenizou a equipe do Centro de Informação e Biblioteca em Educação do Inep pelo trabalho que tem desenvolvido na comissão. “É uma equipe de excelência e tenho certeza que todos, em conjunto, terão êxito nos desafios propostos desta nova etapa do grupo de trabalho”, concluiu a diretora do Instituto.
SEM – O Setor Educacional do Mercosul é um espaço de coordenação das políticas educacionais que reúne países-membros e associados ao Mercosul, desde dezembro de 1991. Já a CAHT é responsável pela harmonização de termos e definições da área educacional no âmbito do Mercosul e tem como países-membros Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A Bolívia participa das reuniões como convidada. No Inep, a participação na CAHT é de responsabilidade do setor de Gestão Terminológica do Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec).
BDT – O Banco de Dados Terminológicos do Setor Educacional do Mercosul é um repositório que reúne a terminologia própria da área de educação. Os termos são propostos e tornados consensuais no âmbito das reuniões da Comissão Ad Hoc de Terminologia do Setor Educacional do Mercosul.
O BDT é disponibilizado em forma de glossário, em espanhol e português, respeitando as peculiaridades léxicas e semânticas de cada um dos países-membros. O banco possui termos referentes aos diferentes níveis, etapas e modalidades educacionais, como educação básica, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação profissional e tecnológica, educação formal, educação não formal, educação permanente e educação superior. A ferramenta encontra-se sustentada por uma aplicação web para o gerenciamento de linguagens documentárias, chamada Tematres, projetada para esse fim.
Assessoria de Comunicação Social do Inep