Notícias
INSTITUCIONAL
Inep recebe delegação de São Tomé e Príncipe
Na última quinta-feira, 08 de agosto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu a visita da delegação de São Tomé e Príncipe. O encontro aconteceu na sede da Autarquia, em Brasília.
A comitiva de São Tomé e Príncipe foi formada pela ministra da Educação, Cultura e Ciências, Isabel Maria Correia Viegas de Abreu; pelo coordenador do Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE), Emanuel Montóia Gonçalves Afonso; e pelo representante do Programa Mundial de Alimentos, WFP, da Organização das Nações Unidas (ONU), Leon Victor Mushumba. Um dos temas de interesse da delegação está relacionado com a coleta de dados da educação básica. Trata-se de um dos desafios enfrentados pelo país: montar um banco de dados consistente que facilite a implementação de políticas públicas.
Para o presidente do Inep, Manuel Palacios, a visita da comitiva permite um diálogo e uma troca de experiências entre os países. “Qualquer proposta de avanço nessas áreas será muito bem-vinda. Acreditamos que a cooperação e a troca entre os países pode levar à formulação de políticas educacionais mais eficazes e abrangentes”, destacou.
Durante o encontro, o diretor de Estatísticas Educacionais (Deed) do Inep, Carlos Eduardo Moreno, destacou a importância dos dados, mas também de um sistema de informação completo para a gestão da educação. “Um bom sistema de indicadores permite uma avaliação mais fundamentada das escolas e dos sistemas de ensino, visando a garantia do direito à educação. Além disso, os dados auxiliam em ações que resultam na melhoria da educação”.
Moreno apresentou, ainda, as ações do Instituto, que têm como missão planejar, organizar, manter, orientar e coordenar o desenvolvimento de sistemas de estatísticas educacionais e de projetos de avaliação educacional, visando o estabelecimento de indicadores educacionais e de desempenho das atividades educacionais no País.
Assessoria de Comunicação Social do Inep