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Inep recebe delegação da Argentina
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu, na última terça-feira, 22 de outubro, a visita da delegação da Argentina para discutir o aperfeiçoamento na aplicação de exames e avaliações da educação básica. O encontro ocorreu na sede da Autarquia, em Brasília (DF).
A comitiva foi composta pela subsecretária de Informação e Avaliação Educacional da Secretaria de Educação (SEDUC) da Argentina, Maria Cortelezi; pelo secretário-geral do Conselho Federal de Educação da Argentina, José Thomas; e por representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Na oportunidade, foram apresentados exames e avaliações realizados pelo Inep, entre eles, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Também foi discutida a importância da criação de novas políticas, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que subsidia ações dos estados, municípios e do Distrito Federal para a promoção da alfabetização de todas as crianças do país.
“A troca de experiências e conhecimentos é fundamental para o desenvolvimento de políticas educacionais. No Brasil, queremos construir um ambiente de colaboração com as administrações regionais e, assim, aperfeiçoar os resultados educacionais”, ressaltou o presidente do Inep, Manuel Palacios.
O diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Rubens Lacerda, a coordenadora-geral do Sistema de Avaliação da Educação Básica, Clara Machado Alarcão, e o coordenador técnico de Exames e Instrumentos, André Pedro, também participaram do encontro.
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – O programa busca garantir que pelo menos 80% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto no Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023. Além disso, objetiva assegurar a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia sobre esse público.
A nova política é baseada em cinco eixos: Gestão e Governança; Formação de Profissionais de Educação; Infraestrutura Física e Pedagógica; Reconhecimento de Boas Práticas; e Sistemas de Avaliação.
Saeb – O Saeb permite que as escolas, bem como as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais.
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando os resultados a partir de uma série de informações contextuais.
Assessoria de Comunicação Social do Inep