Notícias
INSTITUCIONAL
Inep recebe certificação de capacidade de Auditoria
Validação do nível de maturidade foi realizada pela CGU e confirmada oficialmente nesta quarta-feira (6/11). Crédito: Inep
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) conquistou a certificação de Nível 2 do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM). Esse avanço coloca a Auditoria Interna da Autarquia entre as 10 melhores instituições de auditoria do governo federal, demonstrando seu compromisso com a excelência dos serviços de auditoria.
O IA-CM é um padrão internacional de excelência para auditorias no setor público e uma referência para todas as 212 instituições de auditoria do Poder Executivo Federal. A validação do nível de maturidade foi realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e confirmada oficialmente nesta quarta-feira, 6 de novembro.
Para o presidente do Inep, Manuel Palacios, a certificação reforça o compromisso da Autarquia em fortalecer a missão institucional e elevar a eficiência dos serviços de auditoria prestados. “A Auditoria tem um papel importante no sentido de assegurar uma institucionalização cada vez maior dos procedimentos internos. Os caminhos para avançar para um nível mais elevado de maturidade estão abertos e é o que nós vamos buscar daqui para frente”, completou.
A certificação tem como requisito a implementação das 66 atividades essenciais que compõem 10 processos-chave (Key Process Areas - KPAs) do Nível 2 do IA-CM. Os KPAs são processos de auditoria interna identificados por meio de produtos, resultados e práticas institucionalizadas, entre outros. “A obtenção do Nível 2 do IA-CM marca uma mudança essencial e coloca a Audin em um patamar de excelência que poucas instituições públicas alcançaram”, destacou Cleuber Moreira Fernandes, auditor-chefe do Inep.
Na oportunidade, o secretário Federal de Controle Interno da CGU, Ronald da Silva Balbe, ressaltou a atuação do Inep na conquista da certificação. “Após análise da documentação apresentada e da experiência prévia de trabalho com o Inep, concluímos que o Instituto realiza um notório trabalho de auditoria de conformidade. Assim, validamos todos os KPAs”.
Sobre o IA-CM - O Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), desenvolvido em 2009 pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA) com apoio do Banco Mundial, é uma estrutura internacional que define os alicerces para uma auditoria interna eficaz. Adotado globalmente como referencial estratégico, ele possibilita avaliações robustas e guias de melhoria contínua, oferecendo um verdadeiro roteiro para o desenvolvimento ordenado da auditoria interna.
Assessoria de Comunicação Social do Inep