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Inep realiza último dia de seminário internacional
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promoveu, nesta quinta-feira, 30 de novembro, o último dia do Seminário Internacional de Avaliação da Educação Básica. O evento, que teve início na terça-feira, 28 de novembro, reuniu autoridades, membros de entidades representativas e especialistas para discutir as possibilidades e inovações para o futuro das avaliações brasileiras.
Durante o encerramento, Manuel Palacios, presidente do Inep, reafirmou que o encontro trouxe novas ideias para as diferentes equipes da avaliação da educação básica. “Esse debate será traduzido em inovações e aprimoramentos nas nossas práticas avaliativas. A troca de experiências iniciada por este seminário terá continuidade nos próximos anos”, concluiu.
No último dia de encontro, as mesas temáticas abordaram as novidades do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS), bem como as avaliações de leitura e escrita, de letramento em ciências, e de matemática.
Na oportunidade, Clara Machado, coordenadora-geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica do Inep, apresentou os principais resultados do PIRLS no Brasil. A edição de 2021 do estudo foi a primeira com a participação do Brasil. O país contou com a participação de 187 escolas, 248 turmas de 4º ano do ensino fundamental e 4.941 estudantes avaliados, distribuídos em 24 unidades da Federação, em 143 municípios.
O Brasil alcançou uma pontuação média de 419 pontos em compreensão leitora no PIRLS 2021. O ponto central da escala PIRLS é 500. “Observar apenas a pontuação média de desempenho não ajuda o país a determinar se seus estudantes adquiriram as habilidades de compreensão leitora requeridas pelos estudantes. É importante entender as diferenças nas competências de leitura dos estudantes”, ressaltou Clara Machado.
- Das crianças brasileiras do 4º ano de escolarização, 62% estão no nível da escala pedagógica rotulada como baixo ou abaixo do básico pela avaliação do PIRLS 2021.
- A pesquisa Alfabetiza Brasil concluiu que 56,4% dos estudantes brasileiros do 2º ano do ensino fundamental são considerados não alfabetizados pelo Saeb 2021.
“Os esforços por uma educação de qualidade, inclusiva e igualitária, devem vir acompanhados de políticas de ampla distribuição de renda, diminuição da jornada de trabalho, inclusão social, combate ao racismo, sexismo e capacitismo”, ressaltou Machado. Os resultados do Brasil no PIRLS estão disponíveis no portal do Inep. A mesa temática contou ainda com a participação do doutor pela Universität Hamburg, na Alemanha, Oliver Neuschmidt, que apresentou os números gerais do PIRLS 2021.
Leitura e escrita – De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), todos os estudantes devem ser alfabetizados até o 2º ano. Ser alfabetizado implica não apenas decifrar o código de escrita alfabético, mas compreender o que foi lido. Para abordar o assunto, a segunda mesa temática do dia apresentou um estudo sobre a avaliação da leitura e da escrita ao final da escola básica, os impasses na avaliação da leitura literária no ensino médio e na alfabetização.
O debate contou com a participação dos professores Anderson da Mata, da Universidade de Brasília (UnB), Vania Dutra, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Hilda Linhares, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Ciências e matemática – No período da tarde, o seminário deu sequência a duas mesas temáticas. A primeira tratou dos conhecimentos avaliados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e suas relações com o ensino de ciências da natureza, além das práticas científicas nos processos de avaliação. As apresentações foram conduzidas por Elaine Pavini, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Engin Bumbacher, da University of Teacher Education Vaud, da Suíça.
Já a última mesa abordou a avaliação em matemática básica alinhada ao currículo e à instrução, o processo de ensino e aprendizagem e a Inteligência Artificial na interseção com medida educacional. As apresentações foram conduzidas por Jorge Lira, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ruy Pietropaolo, da Universidade Anhanguera (Unian), e Kathleen Scalise, da University of Oregon.
Seminário – O Seminário Internacional de Avaliação da Educação Básica foi promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e o Inep, e contou com o apoio da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI); do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A transmissão dos três dias de seminário está disponível no canal do Inep no Youtube.
Saiba mais sobre o seminário
Acesse o canal do Inep no Youtube