Notícias
INSTITUCIONAL
Inep realiza exame de covid-19 em usuários da sala segura
A partir desta segunda-feira, 4 de abril, os pesquisadores que precisam utilizar a sala segura do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap), localizada no prédio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), serão testados para covid-19 previamente. O exame ocorrerá sempre das 8h às 10h (horário de Brasília) e será gratuito para os pesquisadores. Uma vez testados negativos, os profissionais poderão fazer uso da sala segura por toda a semana. O procedimento ficará disponível enquanto durar o período de pandemia.
As primeiras testagens começaram nesta segunda (4), em três pesquisadores que estavam agendados para o ambiente seguro. Enquanto permanecer no prédio do Inep, o profissional também deverá usar máscara de prevenção à covid-19, cobrindo nariz e boca. Para utilizar a sala segura do Sedap, o pesquisador precisa ter um projeto de pesquisa autorizado, seguindo as orientações disponíveis no portal do Inep, e realizar agendamento prévio.
A testagem rápida para covid-19 no âmbito do Inep é uma ação institucional da Autarquia, realizada em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), com o apoio do Ministério da Educação (MEC). Desde o dia 10 de março, o Inep também tem realizado, gratuitamente, testes antígeno de covid-19 em seus profissionais. Até esta segunda-feira (4), o instituto realizou 128 exames e todos eles deram negativo para a infecção de coronavírus.
Núcleos Sedap – Na última quarta-feira, 30 de março, o Inep instituiu, de forma inédita, a criação de núcleos do Sedap, que permite o acesso às bases de dados protegidos pela Autarquia, no âmbito das universidades federais, institutos federais e centros federais de educação tecnológica. Dessa forma, cada núcleo do Sedap deverá seguir as orientações e medidas sanitárias de prevenção à covid-19 adotadas em sua instituição.
Sedap – O Serviço de Acesso a Dados Protegidos é regido pela Portaria n.º 637, de 17 de julho de 2019, e tem o objetivo de atender a solicitações de acesso de pesquisadores às bases de dados protegidos produzidas pelo Inep, desde que tenham fins institucionais e científicos. O objetivo do Sedap é viabilizar a realização de estudos, garantindo o desenvolvimento de pesquisas de interesse público e a manutenção do sigilo e da identidade dos indivíduos e instituições, conforme a legislação vigente.
Para acesso aos dados, os projetos de pesquisa passam por uma análise técnica, na qual é avaliada a pertinência do pedido. Se autorizado, os pesquisadores devem realizar suas pesquisas na Sala de Acesso a Dados Protegidos, na sede do Inep, onde têm acesso a microcomputadores com pacotes estatísticos amplamente utilizados. As saídas de resultados da pesquisa também passam por análise técnica e, uma vez aprovadas, são enviadas por meio seguro ao pesquisador titular.