Notícias
INSTITUCIONAL
Inep realiza 6ª Reunião de Avaliação Estratégica
A alta gestão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, na última quarta-feira, 15 de junho, a 6ª Reunião de Avaliação Estratégica (RAE) do Planejamento Estratégico Institucional (PEI) da Autarquia. Durante o encontro, os gestores deliberaram sobre a validação das propostas de ajuste nos indicadores dos projetos estratégicos pertencentes ao PEI e sobre as próximas etapas de acompanhamento dos indicadores. A reunião ocorreu na sede do Inep, em Brasília (DF), e foi transmitida pela plataforma Microsoft Teams.
Ao todo, foram apresentados dez objetivos estratégicos e 32 indicadores. Desse total, os diretores do Inep aprovaram 17 indicadores, sendo 2 com ressalvas para revisão. O presidente do Instituto, Danilo Dupas, ressaltou que os indicadores deliberados para correção devem ser apresentados, com ajuste, pela diretoria responsável, no prazo de duas semanas, em nova reunião de avaliação.
A 6ª RAE foi conduzida pelo chefe da Assessoria de Governança e Gestão Estratégica (AGGE), Eduardo Alencar, que apresentou os pontos norteadores da discussão, como o limite existente entre um e três indicadores por objetivo estratégico, com periodicidade de apresentação dos resultados semestral. Além disso, Alencar comunicou as propostas de alteração dos indicadores enviadas pelas áreas, bem como moderou a aprovação dos indicadores e as próximas etapas de acompanhamento dos resultados.
O Planejamento Estratégico Institucional possui 16 projetos que atendem ao ciclo de planejamento do Inep no período de 2020 a 2023, que são desenvolvidos e executados por todas as áreas do Instituto. Vale lembrar que o acompanhamento dos projetos estratégicos do PEI é mensal e os resultados são debatidos trimestralmente nas Reuniões de Avaliação da Estratégia.
Estavam presentes na 6ª RAE o presidente do Inep, Danilo Dupas, e os seguintes diretores do Instituto: Alvaro Luis Kohn Parisi, de Avaliação da Educação Superior; Carlos Eduardo Moreno, de Estatísticas Educacionais; Fernando Szimanski, de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais; Jôfran Roseno, de Gestão e Planejamento; Michele Cristina Silva Melo; de Avaliação da Educação Básica; e Gustavo Henrique Moraes, diretor de Estudos Educacionais substituto. A reunião também contou com a presença chefe do Gabinete da Presidência do Inep, Valdnei Oliveira.
Assessoria de Comunicação Social do Inep