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Inep participa do Sabe 2022
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, participou, nesta terça-feira, 6 de junho, do Seminário de Disseminação de Resultados (Sabe 2022), em Salvador (BA). O encontro foi promovido pela Secretaria Estadual da Educação (SEC), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF).
O seminário apresentou as avaliações das escolas municipais e estaduais da educação básica da Bahia nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática. Na oportunidade, foi reafirmada também a cooperação da SEC com as secretarias municipais para a manutenção da avaliação.
Manuel Palacios afirmou que o Sabe é um instrumento estratégico na gestão da aprendizagem. “Os resultados desses encontros vão se desdobrar em todos os 27 territórios baianos. Teremos supervisores escolares e gestores da educação pública promovendo reuniões, discutindo resultados para assegurar o direito à alfabetização das crianças, por exemplo. Se não fosse o Sabe, como esse evento que está acontecendo hoje seria possível?”, indagou.
Palacios adiantou a notícia do lançamento do Programa Criança Alfabetizada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com o ministro da Educação, Camilo Santana. O lançamento está agendado para a próxima segunda-feira, 12 de junho.
Durante a divulgação da Pesquisa Alfabetiza Brasil, que alinhou os padrões de avaliação da alfabetização no Brasil, o ministro explicou o enfoque do Ministério da Educação (MEC) no Programa. “Garantir um pacto nacional é uma das ações prioritárias e a pesquisa faz parte dessa estratégia. Vamos apoiar, não só na indução técnica, mas também no aspecto financeiro e de governança, o que inclui o fortalecimento da formação e qualificação dos professores, o material didático, entre outros fatores. Então, era importante padronizar os indicadores para todo o país. A Alfabetiza Brasil irá nos nortear”, explicou Camilo Santana.
Para o presidente do Inep, o novo programa do governo federal terá um forte componente do regime de colaboração. “O nosso esforço, nos próximos meses, eu diria, é consolidar essa colaboração entre a União, os estados e os municípios, além de apoiar com todos os recursos que a gente dispuser para que essa colaboração permaneça”, concluiu Palacios.
A secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, destacou a importância das avaliações para o diagnóstico e a tomada de decisões com foco nas aprendizagens. “Este é um importante momento em que apresentamos os dados do Sabe para que eles façam cada vez mais sentido para todas as pessoas engajadas nos sistemas estaduais e municipais de Educação. Esta semana está sendo muito rica de entendimento, diálogo, compartilhamento de saberes e reafirmação dos compromissos que temos em torno da educação e da construção de futuro para as nossas crianças e jovens”, afirmou.
A presidente do CAEd, Lina Mesquita, fez uma análise dos resultados do Sabe 2022. Durante o dia, também foram abordadas questões como indicadores educacionais e monitoramento da qualidade e da equidade na Educação, avaliação, currículo e planejamento. Já o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação – sessão Bahia (Undime - BA), Anderson Passos, ressaltou que, com o diagnóstico apresentado, será possível adotar metodologias para tratar de questões como a recomposição das aprendizagens.
Assessoria de Comunicação Social do Inep com informações da Secretaria Estadual da Educação da Bahia