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Inep participa de webinário sobre o Novo Ensino Médio
Presidente do Inep, Danilo Dupas, participou do Webinário Nacional de Monitoramento do Novo Ensino Médio, promovido pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Crédito: Reprodução
Nesta quinta-feira, 16 de dezembro, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, participou do Webinário Nacional de Monitoramento do Novo Ensino Médio. O evento virtual foi promovido pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) e contou com representantes de instituições envolvidas na implementação das diretrizes de reformulação da etapa educacional.
Durante o encontro, o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo, falou sobre a importância de alinhar os formatos de exames e avaliações, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) ao Novo Ensino Médio. Rabelo destacou os grupos de trabalho que atuam no âmbito do MEC e que contam com a participação do Inep. “A discussão sobre a mudança do Enem vem por conta desse contexto da reformulação da etapa educacional e da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir disso, houve a necessidade da criação de dois grupos de trabalho no ministério. Um para estudar a mudança do Enem e outro, do Saeb e dos indicadores que são produzidos”, disse.
Danilo Dupas destacou a importância da atuação do Inep nos grupos, que buscam viabilizar a atualização do Enem, do Saeb e também do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Além disso, Dupas chamou a atenção para as perspectivas trazidas tanto pela aprovação da BNCC, em 2017, quanto pelo processo de implementação do novo formato da etapa educacional, no caso dos exames e avaliações. “Tamanha transformação na educação exige a evolução da metodologia que avalia o ensino. O Inep, como autarquia vinculada ao Ministério da Educação, responsável pela execução dos sistemas de avaliações e exames educacionais, tem participação direta na reformulação que será feita nos próximos anos”, pontuou. “Com apoio do senhor ministro Milton Ribeiro, em pouco tempo, conseguimos avançar em várias frentes”, complementou.
Complexidade – Mauro Rabelo também abordou a complexidade que envolve o processo de reformulação. “Quando a gente fala de qualquer avaliação de sistema, no Brasil, deparamo-nos com um grande desafio, tendo em vista o gigantismo e a diversidade. Elaborar algo que leva em conta, inclusive, as especificidades das regiões é algo bastante desafiador”, afirmou.
O presidente Danilo Dupas ponderou a respeito da reestruturação de exames aplicados pelo Inep. “Isso representa um desafio, considerando a extensão do Brasil e as particularidades de cada região, no que diz respeito ao acesso à internet e a tecnologias de forma geral. Sobretudo, quando se pensa no Encceja, temos de considerar que se trata de um público que tende a ter menos acesso aos meios digitais e à internet, o que não pode ser ignorado no processo de reformulação do exame”, declarou. Ainda segundo Dupas, há a pretensão de fortalecer a aplicação de testes em formato digital.
O representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Robson Rubenilson, abordou a experiência no estado da Paraíba, em relação às diretrizes de implementação do Novo Ensino Médio. Já a presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede), Marcia Adriana de Carvalho, falou sobre, entre outros aspectos, a atuação do fórum para que os conselhos estaduais e distrital de Educação estejam amparados pelos atos normativos necessários à implementação do novo formato da etapa educacional.
Assessoria de Comunicação Social do Inep