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Inep participa de seminário sobre equidade escolar
Nesta terça-feira, 1º de agosto, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, participou do Seminário Estadual de Avaliação Educacional e Planejamento do Ensino, em Natal (RN). Com o tema "A avaliação como instrumento de equidade educacional", o encontrou abordou os desafios das políticas de avaliação da educação básica e redução das desigualdades .
Realizado pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) do Rio Grande do Norte (RN), o seminário contou com a parceria do Inep e do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).
Na oportunidade, Manuel Palacios destacou a importância do empenho docente na melhoria da educação brasileira . "Os programas do Ministério da Educação (MEC) só conseguem avançar graças ao esforço de todos os professores, coordenadores e diretores escolares. Hoje, muitos projetos desenvolvidos no Ministério são ações colaborativas com os demais entes da Federação", explicou.
Durante a abertura, a secretária de Educação do Rio Grande do Norte (RN), Socorro Batista, reforçou a importância de conhecer a avaliação para o planejamento da aprendizagem. "Precisamos desconstruir a ideia da avaliação como um momento de fracasso, reprovação e julgamento. Conhecer as diferenças e desequilíbrios da aprendizagem do nosso estado é fundamental para estabelecermos a equidade necessária", ressaltou a secretária.
“Este seminário representa muito daquilo que devemos enxergar, mas que muitas vezes é invisível diante de nossos olhos. É para que possamos compreender as inúmeras desigualdades que muitas vezes cometemos, é para que possamos avaliar cada ação que nós executamos, identificar cada caminho que podemos seguir, e trilhar novos horizontes a partir dos nossos conhecimentos”, declarou Petrúcio Ferreira, vice-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime – RN) e secretário municipal de Educação de Serra Negra do Norte.
Programação – O seminário apresentou os principais indicadores educacionais do estado, aferidos por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação da Rede Estadual de Ensino do RN (Simais). Com base nesse contexto e considerando a política educacional do país, os participantes foram mobilizados para construir um planejamento estratégico do ensino que reverta o cenário educacional negativo do estado e promova a efetiva aprendizagem escolar, construindo uma escola pública de qualidade.
Com informações da Assessoria de Comunicação da SEEC-RN