Notícias
INSTITUCIONAL
Inep participa de debate sobre regime de colaboração
O seminário abordou temas relacionados ao regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios em prol dos sistemas de ensino. Durante o debate, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, chamou a atenção para as particularidades que envolvem a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, em virtude da pandemia de COVID-19. “Os preparativos para o Enem estão indo muito bem. Já assinamos o contrato com a gráfica – fruto de uma licitação que foi feita esse ano. Porém a gente sabe que a edição 2020 do exame traz uma certa ansiedade por parte da população, devido à pandemia. Essa situação está afetando não apenas os alunos que estão concluindo o ensino médio, mas também aqueles que já concluíram e têm dificuldades de estudar neste momento de afastamento social”, disse.
Lopes destacou a articulação para a realização do exame e a estratégia logística implementada para a aplicação das provas, considerando os impactos causados pela pandemia. O Inep prepara mudanças, junto ao consórcio aplicador do exame, para proporcionar a devida segurança sanitária tanto aos participantes quanto às pessoas que irão trabalhar nos dias de aplicação. A redução da quantidade de participantes em sala para garantir o distanciamento social é uma das medidas que devem ser tomadas, assim como a disponibilização de álcool em gel nos locais de prova.
O presidente do Inep aproveitou o seminário para fazer um apelo à Andifes, ao Consed e ao Conif em relação à negociação com as escolas que vão ceder seus espaços físicos para a aplicação de provas. “A escola não precisa ter retornado às aulas presenciais, mas é importante que as secretarias municipais, estaduais e os institutos federais ajudem, disponibilizando espaço físico para a aplicação do Enem, em janeiro e fevereiro. Isso é importante para a gente definir os locais de prova”, pontuou.
As provas do Enem 2020 estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa); e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Os locais de aplicação do Enem Digital já foram identificados. Para a versão impressa do exame, 5.687.271 pessoas se inscreveram, ao todo. Já na versão digital, 96.086 pessoas confirmaram sua inscrição.
Enem – Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.
Enem Digital – O Enem terá aplicação digital a partir de 2021. A modalidade é ofertada em todos os estados e no Distrito Federal, nos municípios definidos pelo edital, com número respectivo de vagas. No primeiro ano da novidade, a aplicação ocorrerá em modelo-piloto. A implantação do Enem Digital será progressiva, com previsão de consolidação em 2026. Nesta edição, apenas os estudantes concluintes do ensino médio, ou que já terminaram a etapa em anos anteriores, e não precisam de recurso de acessibilidade puderam se inscrever para fazer as provas. Os computadores para o exame serão disponibilizados nos locais de aplicação e não será possível utilizar equipamento pessoal.
Assessoria de Comunicação Social do Inep