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Inep participa da reunião anual da SBPC
Pós-graduação nas Regiões Norte e Nordeste e Projeto Presença serão temas apresentados de 18 a 22 em Fortaleza
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) participa da 57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre de 18 a 22 de julho, na Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza (CE). Dia 19, o coordenador geral de Estatísticas Especiais do Inep, Moisés Domingos Sobrinho, abordará "A Pós-Graduação em Educação e sua inserção na Educação Básica nas Regiões Norte e Nordeste". Dias 18 e 22, o diretor de Estatísticas da Educação Básica, Davi Schmidt, faz a palestra "Presença: Nova Proposta do Censo Escolar". Também haverá distribuição de publicações realizadas pelo Inep e a disponibilização de acesso on-line ao sistema de consultas a dados educacionais EdudataBrasil e ao Centro de Informações Biblioteca em Educação – Cibec.
Em sua participação, Schmidt apresentará o Projeto Presença, composto pelo Sistema Nacional de Cadastros de Alunos, Docentes, Auxiliares da Educação Infantil e Escolas (CadMEC); o Sistema Nacional de Acompanhamento da Freqüência Escolar; e o Sistema Nacional do Censo Escolar em Tempo Real, que terá lançamento em agosto. O Sistema Nacional de Cadastro de Alunos, Docentes e Auxiliares começa a ser realizado no início do próximo mês e ajudará a qualificar a base de dados do Censo Escolar, considerado por Schmidt um "patrimônio da educação brasileira", que vem se fortalecendo a cada ano.
Com uma capacidade de revelar com cada vez maior precisão dados do universo da educação básica brasileira, o Censo é um instrumento importante para orientar políticas como a distribuição de livros didáticos, alimentação escolar, transporte escolar e o Bolsa Família, entre outros. É dessa maneira que o Presença integra-se a importantes programas sociais do governo federal. "Com o Sistema de Acompanhamento da Freqüência Escolar (Safe), além de se possibilitar o Censo em tempo real, a partir do ano que vem, o governo federal poderá saber, com grande precisão, por exemplo, se as crianças beneficiadas pelo Bolsa Família estão tendo uma freqüência escolar de 85% como deveriam", afirma Schmidt.
O diretor lembra que o Censo já levou sete anos para ser realizado, hoje leva sete meses e, a partir do ano que vem, talvez possa ser feito, "quem sabe, em apenas sete dias". Assim, ele dará uma confiabilidade cada vez maior aos dados, gerando economia de recursos, melhor e mais justa distribuição de material. "Esse objetivo é possível graças, também, aos avanços tecnológicos que, se usados da maneira adequada, podem ajudar a qualificar grandemente a educação básica brasileira", explica.
A diretoria de Estatísticas da Educação Básica também considera necessário realizar ações voltadas para os estados e municípios no sentido de que as escolas utilizem os dados coletados. "Com base nestes dados, cada escola pode ter um olhar abrangente de como a vida escolar está sendo desenvolvida. Por exemplo, quantos ingressam em uma série, quantos passam de ano, quantos reprovam, se este número vem caindo ou se mantém", observa Schmidt.
Pós-graduação
Na terça-feira, às 14h, o coordenador-geral de estatísticas especiais do Inep, Moisés Domingos Sobrinho, participará do Simpósio - "A Pós-Graduação em Educação e sua Inserção na Educação Básica das Regiões Norte e Nordeste do País". Sobrinho pretende refletir sobre como os cursos de pós-graduação das Regiões Norte e Nordeste podem contribuir para a melhoria da Educação Básica. Segundo Moisés, atualmente, há 80 cursos de pós-graduação nessas duas regiões, vários deles avaliados com nota máxima pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). "O desafio, agora, é direcionar esse alto desempenho para a melhoria dos níveis educacionais das duas Regiões", completa. Além de Moisés, participarão deste Simpósio Bethânia Leite Ramalho, presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e Roberto Zerhine, consultor da Capes.
Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037 / 9563