Notícias
INSTITUCIONAL
Inep participa da abertura da Semana Nacional da EPT
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, e a diretora de Estudos Educacionais, Michele Melo, participaram, nesta quinta-feira, 23 de setembro, da abertura da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), realizada pelo Ministério da Educação (MEC). O evento ocorre até o dia 25, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, e tem transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube.
A semana da EPT terá duração de três dias e tem o objetivo de comemorar o Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, celebrado, pela primeira vez, nesta quinta-feira (23). A data comemorativa foi instituída em 19 de abril de 2021, por meio da Lei n.º 14.139/2021. O evento também marca os 112 anos do ensino profissional no Brasil. Diante da importância da data, serão lançados, durante todo o evento, 14 projetos com foco nos eixos do programa do MEC Novos Caminhos: gestão e resultados; articulação e fortalecimento; e inovação e empreendedorismo.
Para Danilo Dupas, a realização da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica mostra a importância da modalidade para a educação brasileira, especialmente com a reforma do ensino médio. “A educação profissional é a grande novidade da reforma do ensino médio, por propiciar um itinerário formativo que leva em conta a qualificação durante essa etapa educacional”, ressaltou.
Anuário da EPT – Entre os trabalhos que serão lançados no evento está o Anuário Estatístico da Educação Profissional e Tecnológica, uma publicação inédita e inovadora, realizada pelo Inep em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). O lançamento do anuário da EPT ocorrerá nesta sexta-feira, 24 de setembro.
A novidade do Anuário Estatístico da EPT é o fato de a publicação reunir, em um único instrumento oficial, os indicadores da educação profissional, com recorte territorial, fruto da combinação de estatísticas e dados de pesquisas oriundos dos levantamentos dos censos educacionais e sistemas administrativos. O documento também engloba a Plataforma Sucupira, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec/MEC).
Essa sistematização de dados de diferentes fontes é uma alternativa utilizada em diversos países, alinhada com o processo de modernização das estatísticas oficiais, que permite maior disponibilização das informações de forma mais eficiente. Ainda assim, o processo precisa da aplicação de metodologias específicas e em constante aprimoramento.
O trabalho realizado para a publicação gera três produtos: o Anuário Estatístico da Educação Profissional e Tecnológica e a Sinopse Estatística da Educação Profissional e Tecnológica, que serão disponibilizados no portal do Inep, após o lançamento no evento do MEC, e os microdados da EPT, que serão divulgados posteriormente pelo Instituto. O presidente da Autarquia, Danilo Dupas, destaca que essas publicações contribuem para a nova forma de olhar para a educação profissional, o que inclui desenvolvimento de ações, projetos e programas do próprio MEC.
A diretora Michele Melo lembrou, ainda, da publicação do Inep “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção”, que também disponibiliza subsídios estruturados para a modalidade. “Com essas iniciativas, o Inep oferece referenciais cada vez mais concretos para a visibilidade e a valorização da EPT”, concluiu.
Participação – Nesta sexta-feira, 24 de setembro, Michele Melo representará o presidente do Inep, Danilo Dupas, na Mesa de Autoridades do Eixo de Gestão e Resultados do Programa Novos Caminhos, que tratará da parceria entre Setec/MEC e Inep na criação do Anuário Estatístico da Educação Profissional e Tecnológica.