Notícias
INSTITUCIONAL
Inep lançará Programa de Qualidade de Vida em julho
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançará, em julho, o Programa de Qualidade de Vida no Inep, que contará com uma série de iniciativas voltadas ao bem-estar e à saúde dos servidores e colaboradores da Autarquia. O projeto dará continuidade a medidas, como a testagem preventiva para a covid-19 e à campanha de vacinação contra a Influenza, além de agregar ações inéditas, que incluem a disponibilização de espaços da sede do Inep, em Brasília (DF), para exposições clínicas, bem como a realização de convênios. O conjunto de ações faz parte do Planejamento Estratégico Institucional.
O programa contará com a campanha do bem-estar compartilhado, na qual trabalhadores serão convidados a dividir um momento de bem-estar. A iniciativa se somará à Feira da Saúde, em que espaços serão destinados à exposição de clínicas com atividades relacionadas à saúde e à qualidade de vida. Palestras sobre gestão financeira familiar e a respeito do retorno ao trabalho presencial pós-pandemia também fazem parte do projeto. Outra ação será a divulgação de trabalhos voluntários e talentos para serem compartilhados entre servidores e colaboradores, visando oportunizar interações que gerem sinergia e otimizem a qualidade de vida. O Instituto alinha, ainda, de forma inédita, ações que oportunizem a associação a clubes de lazer e a adesão a convênios de planos de saúde.
O presidente do Inep, Danilo Dupas, falou sobre a implementação do programa. “Desde que cheguei ao Instituto, a minha prioridade é o cuidado com o servidor. Eu notei que faltava um apoio. O programa é fruto das diversas mudanças que fizemos ao longo da minha gestão”, disse. Dupas destacou outras iniciativas com foco institucional. “Além da promoção funcional que conquistamos no ano passado, que ratifica o quanto estou comprometido com a qualidade de vida e a sustentabilidade do servidor, também temos pautas importantes, como a quebra da cláusula de barreira, os Contratos Temporários da União (CTU), o concurso público e a ampliação dos cargos para servidores de carreira”, afirmou.
A quebra da cláusula de barreira visa permitir o fluxo natural dos servidores nas carreiras e no Plano Especial de Cargos do Inep, além de evitar estagnação nas classes iniciais, fator que impede a realização de concurso público. Já os Contratos Temporários da União solicitam a autorização para contratação de pessoal por tempo determinado, em atendimento à necessidade temporária e excepcional no âmbito do Instituto, trazendo a possibilidade da realização de processo seletivo simplificado. Os encaminhamentos fazem parte do conjunto de ações para fortalecimento institucional do Inep e valorização dos servidores.
Assessoria de Comunicação Social do Inep