Notícias
INSTITUCIONAL
Inep implanta novo sistema de auditoria
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está implementando novo sistema de auditoria interna, o e-Aud. A plataforma foi desenvolvida pela Secretaria Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU), com o objetivo de desburocratizar a auditoria interna da administração pública, bem como oferecer celeridade no processo, de modo a eliminar a necessidade do serviço de protocolo e o trâmite de documentos físicos. Para as auditorias de 2022, o Inep já utilizará o novo sistema.
Essa será a primeira vez que a Auditoria Interna (Audin) do Instituto utilizará um sistema de gestão para a atividade. Atualmente, todo o processo de auditoria é realizado por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e os documentos de trabalho coletados durante a ação de controle são armazenados em pastas na rede do Instituto.
“Com a implementação do sistema no Inep, o processo de auditoria interno será aperfeiçoado, o que irá aumentar a qualidade do trabalho da Audin, garantindo melhoria e agilidade nos processos de auditoria, bem como na gestão das atividades”, explicou o auditor-chefe do Inep, Welinton Vitor dos Santos.
Com o e-Aud, todo o processo de auditoria interna do Instituto será integrado em uma única plataforma eletrônica, desde a fase de planejamento das ações de controle até o monitoramento das recomendações emitidas, incluindo avaliação de risco e registro dos benefícios.
O Instituto iniciou a migração do monitoramento de recomendações do SEI para o sistema em 2021, mas, desde 2020, utiliza um módulo do e-Aud para o controle das recomendações.
e-Aud – O sistema é oferecido gratuitamente a todos os órgãos e unidades da Federação que integram o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal (SCI) e às auditorias internas singulares dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. Para utilizar o sistema, não é necessário baixá-lo nas máquinas para armazenamento de dados; basta acessá-lo pela internet.
O e-Aud está de acordo com as normas e orientações do SCI e apresenta um alinhamento com as normas internacionais de auditoria interna, de modo a conduzir o auditor para a observação dos riscos daquilo que pode impactar os resultados das políticas e dos serviços públicos.
O sistema também possibilita a comunicação entre usuários do sistema de diferentes órgãos e entidades, além de permitir a interação durante a realização dos trabalhos de auditoria, no monitoramento das recomendações e ocorrências de trilhas de auditoria. A autenticação digital é realizada pelo portal gov.br, ambiente de controle de acesso unificado para todos os serviços do Governo Federal.
Assessoria de Comunicação Social do Inep