Notícias
Notícias
Inep ganha prêmio de Inovação Estatística
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) ficou em terceiro lugar na primeira edição do Prêmio Regional de Inovação Estatística, com o programa Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – BASis. O Banco Mundial anunciou nessa quinta-feira, 10, os vencedores da iniciativa, que visa a reconhecer a importância da estatística para o desenvolvimento e promover inovações nessa área.
Três categorias estavam concorrendo ao prêmio: Censos, Pesquisas e Registros Administrativos. O BASis ficou em primeiro lugar na categoria Registros Administrativos e em terceiro lugar geral.
O BASis foi premiado, segundo critério dos especialistas, por facilitar a avaliação da qualidade do ensino superior no Brasil, por meio da integração da coleta e atualização de dados sobre professores, avaliadores e cursos, e de sua vinculação a outros órgãos pertinentes. O sistema também simplificou a divulgação, avaliação e análise da educação superior, aperfeiçoando o exame das instituições e promovendo a excelência do ensino superior no país.
Mais de 150 programas de 20 países participaram da disputa. México e Colômbia ficaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente. Esses países, junto com o Brasil, foram reconhecidos por seus trabalhos pioneiros. Programas de outros países participantes ganharam menções honrosas pelas características inovadoras de suas propostas e, entre eles, outro programa do Inep, o SIED - Censo da Educação Básica (Sistema Integrado de Informações da Educação - Censo da Educação Básica).
Todas as propostas recebidas foram avaliadas por um grupo de especialistas do Fundo Monetário Internacional (FMI), da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), do Departamento de Estatísticas das Comunidades Européias (Eurostat), do Censo dos Estados Unidos, do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) da Espanha e do Banco Mundial.
Assessoria de Imprensa do Inep