Notícias
INSTITUCIONAL
Inep formula Planejamento Estratégico Institucional
O processo de formulação coletiva da proposta do PEI Inep 2020-2023 aconteceu ao longo de 12 oficinas realizadas a distância. Foram cerca de 48 horas de trabalhos em grupo, iniciados em 10 de julho (reunião de kick off), envolvendo uma média de 40 gestores e técnicos de todas as diretorias, da Auditoria Interna, da Ouvidoria, da Procuradoria Jurídica e do Gabinete da Presidência do instituto.
Nesse processo, os participantes puderam interagir e apresentar as diferentes realidades de suas áreas de atuação e, com isso, propor uma estratégia comum e integrada para o instituto como um todo. “Esse trabalho representa um marco para o Inep. Nunca tivemos um planejamento estratégico institucional que integrasse projetos e objetivos de todo o instituto em uma única documentação”, afirmou o chefe de Gabinete, Marcelo Pontes. “Com isso, o Inep entra na lista dos órgãos públicos federais aderentes às normas que preconizam a existência de planejamento estratégico”, comemorou Pontes.
O ciclo de oficinas do PEI Inep foi orientado pela consultoria Steinbeis-Sibe do Brasil, empresa responsável por apoiar a elaboração do planejamento estratégico do instituto.
Portfólio de projetos estratégicos – A proposta de portfólio submetida à apreciação do CGI continha 17 projetos candidatos. O comitê, ao deliberar sobre a matéria, promoveu um único ajuste: a incorporação da iniciativa de “Fortalecimento das carreiras do Inep” ao projeto “Gestão Estratégica de Pessoas” como um subprojeto. Dessa forma, o portfólio aprovado pelo CGI restou composto por 16 projetos estratégicos.
Próximos passos – O Inep iniciou, em 30 de setembro, a etapa de monitoramento e avaliação da estratégia, que também contará com o suporte especializado da consultoria Steinbeis-Sibe do Brasil. Na mesma data ocorreu a reunião para apresentação do modelo de monitoramento para os líderes dos projetos estratégicos.