Notícias
Notícias
Inep figura em 11º lugar em ranking de pesquisas
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ficou em 11º lugar no ranking dos centros de pesquisa brasileiros mais acessados na internet, segundo o Laboratório de Cibermetria da Espanha. O laboratório, que avalia institutos de pesquisa como produtores de conteúdo de qualidade, faz parte do grupo de pesquisa pertencente ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), maior organismo público de pesquisa da Espanha.
O primeiro lugar na classificação – tanto no Brasil quanto no continente – coube ao site da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), seguido do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Fundação Oswaldo Cruz. Esta é a 14ª edição do Ranking Web dos Centros de Pesquisa mais acessados, que analisou cerca de 8 mil centros de pesquisa em todo o mundo, dentre os quais 98 instituições brasileiras. O Inep ficou em 16º lugar no ranking latino-americano, atrás do Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino, da Costa Rica, e do Centro Nacional de Saúde Pública, do México.
Publicado desde 2004, o Ranking Web busca reforçar o papel das universidades e dos institutos de pesquisa como fornecedores de conteúdo disponível gratuitamente na Web. Um dos principais objetivos do CSIC é estimular as iniciativas de acesso livre a publicações científicas e a outros materiais acadêmicos, e não simplesmente classificar instituições.
A classificação leva em conta indicadores de tamanho, visibilidade, arquivos significativos e material acadêmico. Outras instituições de pesquisa brasileiras também figuram entre as primeiras no ranking sul-americano: o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), IBGE, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e Inmetro, dentre outras. O CSIC esclarece que os rankings são apresentados para fins informativos.
Para o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, "o resultado mostra a relevância dos dados e informações educacionais gerados pelo Inep para os pesquisadores e formuladores de políticas públicas". Segundo Costa, "o Inep vem sendo, ao longo de sua história, um órgão fundamental para a elaboração e implementação de políticas educacionais no Brasil, e uma referência para o mundo".
Assessoria de Comunicação do Inep