Notícias
INSTITUCIONAL
Inep discute sistema de gestão de custo
Na tarde da última terça-feira, 26 de abril, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu o professor e doutor da Universidade de Brasília (UnB) Marilson Dantas, que apresentou o Sistema de Gestão de Custo do Setor Público ao presidente da Autarquia, Danilo Dupas, ao auditor-chefe da Auditoria Interna, Welinton Vitor dos Santos, ao diretor de Gestão e Planejamento do Instituto, Jôfran Lima Roseno, e à sua equipe técnica.
O objetivo do encontro foi mostrar as funcionalidades do software aos gestores do Inep para estudarem se o sistema de gestão se adequa às necessidades do Instituto, oferecendo evidência auditáveis de custo. O mesmo sistema está sendo desenvolvido por Dantas no Ministério da Educação (MEC), junto à Secretaria de Educação Básica (SEB).
Para o presidente Danilo Dupas, é importante para o Inep a implantação de uma ferramenta que possibilite a melhoria da gestão das informações gerenciais, promovendo agilidade no desenvolvimento de relatórios e no acesso às informações. A apresentação do sistema de gestão de custo faz parte de uma das entregas do projeto 16 do Planejamento Estratégico Institucional do Inep (PEI) — "Gestão efetiva do orçamento", que visa otimizar o uso dos recursos públicos e fortalecer os mecanismos de governança, integridade e gestão estratégica.
Após a reunião, a equipe técnica da Diretoria de Gestão e Planejamento estudará a proposta de desenvolvimento de um sistema de gestão de custo e de contratos, de modo a analisar a viabilidade da implantação da ferramenta no Inep.
PEI – Ao todo, o Planejamento Estratégico Institucional possui 16 projetos que atendem ao ciclo de planejamento do Inep no período de 2020 a 2023, que são desenvolvidos e executados por todas as áreas do Instituto. São eles:
1. Desenvolvimento de novos produtos e formas de disseminação;
2. Fundamentação técnica para o novo Plano Nacional de Educação (2025-2035);
3. Modernização da gestão de itens;
4. Projeto Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital;
5. Modernização dos questionários do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb);
6. Modernização dos processos de avaliação externa in loco das instituições de ensino superior e cursos de graduação;
7. Modernização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade);
8. Projeto de aprimoramento dos exames, avaliações e indicadores do Inep;
9. Implementação de novos sistemas de coleta de dados dos censos educacionais;
10. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD);
11. Plano de gestão de riscos, integridade e governança;
12. Revisão dos macroprocessos finalísticos;
13. Programa de Gestão para entrega de valor efetivo para a sociedade;
14. Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação;
15. Revisão e mapeamento dos processos de operação logística dos exames e avaliações;
16. Gestão efetiva do orçamento.
Assessoria de Comunicação Social do Inep