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Inep discute em Fortaleza a experiência de alfabetização no município de Sobral
Convênio entre Instituto e gestores educacionais de Sobral-CE garante a primeira publicação do projeto Boas Práticas na Educação
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) participa, na próxima sexta-feira, 30/9, em Fortaleza, do Seminário Boas Práticas na Educação Pública – a Experiência de Sobral-CE. O evento reunirá representantes do Inep, da administração municipal de Sobral, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), da Secretaria da Educação Básica do Ceará e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Os participantes tratarão de temas como a visão da educação municipal por meio dos indicadores educacionais, gestão municipal da educação e alfabetização de crianças, norteados pela experiência específica de Sobral, com a aplicação de estratégias que melhoraram significativamente os índices educacionais do município.
O encontro em Fortaleza marca o lançamento do programa Boas Práticas na Educação Pública, do Inep, que tem como objetivo registrar práticas selecionadas com resultados comprovados e fazê-las chegar, por meio de publicações, oficinas, seminários e encontros, à comunidade educacional. A primeira publicação do projeto é "Vencendo o desafio da aprendizagem nas séries iniciais: a experiência de Sobral/CE", dirigida a gestores municipais e escolares do Brasil.
O livro é fruto de oficinas que, a partir dos bons resultados de aprendizagem alcançados em Sobral, reuniram um conjunto de conceitos e metodologias que pudessem incentivar a implementação de ações locais pela melhoria da qualidade da educação. Os debates envolveram, além do Inep/MEC, Undime, Unicef e gestores de Sobral, organismos como o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Secretaria de Educação de Belo Horizonte, o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale/UFMG), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e as organizações não-governamentais Ação Educativa e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
O caso de Sobral-CE
A diretora de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Linda Goulart, conta que, enquanto o Inep discutia a escolha de metodologias e critérios para buscar, avaliar, selecionar e registrar as experiências inovadoras, sua equipe técnica se deparou com o caso da rede municipal de ensino de Sobral. "Chamou nossa atenção a experiência de uma rede municipal que, com a promoção de mudanças sistêmicas na gestão educacional, estava alterando a realidade de dezenas de escolas e de seus milhares de alunos", descreve Linda.
Depois de uma avaliação feita no ano de 2000, que mostrou que metade das crianças em vias de conclusão da 2a série da rede municipal não era capaz sequer de ler palavras, os gestores educacionais de Sobral implementaram uma nova política educacional. Investiram em três pilares: fortalecimento da autonomia da escola, mudança radical nos métodos pedagógicos e consolidação de uma cultura de monitoramento de resultados em toda a rede de ensino.
Com as novas estratégias, a rede municipal de educação de Sobral multiplicou por dois, pelo menos, sua capacidade de fazer com que as crianças das séries iniciais do ensino fundamental aprendam a ler e escrever; conseguiu matricular 100% das crianças de 7 anos de idade no ensino fundamental; e as taxas de distorção idade-série e de abandono caíram da 1a à 5a série. "Tudo isso dispondo apenas dos recursos financeiros ordinários alocados pelo município para a educação, sem fugir à condição de dificuldades e de carências com que se defronta a maior parte dos municípios brasileiros", finaliza a diretora Linda Goulart.
A abertura do encontro será às 9h, no Auditório da Faculdade 7 de Setembro, em Fortaleza-CE.
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