Notícias
INSTITUCIONAL
Inep apresenta projetos estratégicos ao Conselho Consultivo
Reunião ocorreu no formato híbrido (presencial e virtual), com transmissão pela plataforma Microsoft Teams. Crédito: Reprodução
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, na manhã desta quarta-feira, 29 de junho, a primeira reunião ordinária do Conselho Consultivo da Autarquia. A pauta do encontro foi a apresentação dos projetos estratégicos que fazem parte do Planejamento Estratégico Institucional (PEI). A reunião ocorreu no formato híbrido (presencial e virtual), com transmissão pela plataforma Microsoft Teams.
O presidente do Inep, Danilo Dupas, abriu a reunião e comunicou aos conselheiros o lançamento do Programa de Qualidade de Vida no Instituto, previsto para começar em julho. O programa contará com ações voltadas ao bem-estar e à saúde dos servidores e colaboradores da Autarquia. De acordo com o presidente do Instituto, “o programa já conta com quatro pautas aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC) e que já estão com o Ministério da Economia. São elas: concurso público; quebra da cláusula de barreira; Contratos Temporários da União (CTU), que consistem na contratação de pessoas para ajudar nas demandas da Autarquia até acontecer o concurso; e a reestruturação do Inep, que já foi apresentada no conselho, e está na Casa Civil, inclusive”, explicou.
Danilo Dupas também informou ao conselho sobre a visita que fez ao Ministério da Economia na última terça-feira, 28 de junho, no intuito de sensibilizar seus representantes quanto às demandas do Instituto. Na ocasião, Dupas reforçou ao ministério o compromisso de sua gestão com a estabilidade institucional e apresentou uma carta encaminhada ao presidente da Associação dos Servidores do Inep (Assinep), solicitando maior estabilidade institucional, especialmente neste ano eleitoral, em que é preciso mostrar a maturidade da Autarquia para com a sociedade. “O Inep não prescinde de viés político. Ele tem, sim, de fincar seus pilares de missão, visão e valores nas questões técnicas. Então, nós temos que buscar maturidade e estabilidade, para que possamos aplicar todos os exames nos próximos seis meses, com tranquilidade e sucesso”, ponderou o presidente.
Na sequência, o chefe da Assessoria de Governança e Gestão Estratégica (AGGE), Eduardo Alencar, explanou a pauta da reunião do conselho, que contou com a apresentação de quatro projetos estratégicos do PEI, aprovados no âmbito do Comitê de Governança Institucional (CGI). Foram eles: Modernização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb); Modernização da Avaliação in loco, que foi regulamentada por lei na última quarta-feira, 22 de junho, e atualmente passa por reestruturação dos atos permanentes; Implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (AGGE); e o Plano de Gestão de Risco, Integridade e Governança.
Alencar reforçou que o Programa de Gestão e Desempenho já está em funcionamento no Inep e destacou o desafio da primeira implementação do programa, vinculada a gestão estratégica no Instituto. “Estamos fazendo um trabalho junto às diretorias do Instituto para alinhamento e, mais uma vez, o cerne do Programa de Gestão e Desempenho é gerar melhores resultados institucionais, com foco na sociedade”, finalizou.
Cada projeto foi apresentado por seu líder, que explicou sobre o andamento atual de cada um e o cronograma de entrega dos resultados. Também foram respondidos questionamentos dos conselheiros. A próxima reunião do Conselho Consultivo será em julho, de forma extraordinária, com data a ser divulgada em breve.
Assessoria de Comunicação Social do Inep