Notícias
INSTITUCIONAL
Inep apresenta nova plataforma de dados
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou, na última terça-feira, 14 de maio, a proposta de nova plataforma de acesso a dados educacionais, que vai permitir ampliar o leque de pesquisas sem a possibilidade de identificação individualizada. A iniciativa é uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O objetivo é viabilizar o acesso a dados educacionais produzidos pelo Inep sem descumprir as exigências de proteção à privacidade e outros direitos fundamentais previstos na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
“Primeiramente, passaremos pela fase de testes. Após esse período, podemos liberar a ferramenta para os pesquisadores e instituições que terão acesso aos dados do Inep e, posteriormente, aos demais cidadãos”, ressaltou o presidente do Instituto, Manuel Palacios. A necessidade de adequação das divulgações da Autarquia se dá em observação aos critérios objetivos que reduzem o risco potencial de identificação das pessoas a quem os dados estatísticos se referem.
Mudanças – A reformulação busca alterar a estrutura que é utilizada na consolidação dos dados elaborados pelo Inep, incluindo os microdados e as sinopses estatísticas.
Os microdados reúnem um conjunto de informações detalhadas sobre as pesquisas, avaliações e os exames realizados pelo Inep, permitindo aos gestores, pesquisadores e instituições realizarem análises e tabulações de dados de interesse para subsidiar diagnósticos, estudos, pesquisas e acompanhamento de estatísticas e informações educacionais.
Já a sinopse estatística apresenta tabelas com informações que possibilitam traçar os diferentes perfis dos inscritos. A divulgação apresenta informações obtidas por meio dos questionários socioeconômicos e fornece um grande volume de dados sobre o desempenho em cada área do conhecimento avaliada pelo exame.
Assessoria de Comunicação Social do Inep