Notícias
Institucional
Inep apresenta avanço dos projetos estratégicos
Reunião tratou dos processos de atualização dos projetos que compõem o Planejamento Estratégico Institucional do Inep (PEI) e dos indicadores estratégicos de 2020. Foto: Rodrigo Santori/Inep.
Na última terça-feira, 15 de março, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou a 51ª Reunião Extraordinária de seu Comitê de Governança Institucional (CGI), juntamente com a 5ª Reunião de Avaliação da Estratégia (RAE). No encontro, foram avaliados os processos de atualização dos projetos que compõem o Planejamento Estratégico Institucional do Inep (PEI) e apresentados o detalhamento do seu desenvolvimento e os indicadores estratégicos de 2020.
O PEI atende ao ciclo de planejamento do Inep no período de 2020 a 2023 e conta com 16 projetos estratégicos, desenvolvidos e executados por todas as áreas do Inep:
1. Desenvolvimento de novos produtos e formas de disseminação;
2. Fundamentação técnica para o novo Plano Nacional de Educação (2025-2035);
3. Modernização da gestão de itens;
4. Projeto Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital;
5. Modernização dos questionários do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb);
6. Modernização dos processos de avaliação externa in loco das instituições de ensino superior e cursos de graduação;
7. Modernização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade);
8. Projeto de aprimoramento dos exames, avaliações e indicadores do Inep;
9. Implementação de novos sistemas de coleta de dados dos censos educacionais;
10. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD);
11. Plano de gestão de riscos, integridade e governança;
12. Revisão dos macroprocessos finalísticos;
13. Programa de Gestão para entrega de valor efetivo para a sociedade;
14. Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação;
15. Revisão e mapeamento dos processos de operação logística dos exames e avaliações;
16. Gestão efetiva do orçamento.
A execução do Planejamento Estratégico Institucional é uma ação inédita no Inep, com vistas a consolidar sua missão, visão e valores para o pleno atendimento à sociedade. Com a utilização de métodos ágeis e tecnologia, será possível alavancar e aprimorar os trabalhos da Autarquia, de modo a evitar o retrabalho e tornar o Instituto mais produtivo e coeso em suas ações, contando com segurança jurídica e administrativa. O acompanhamento dos projetos será mensal e os resultados serão debatidos trimestralmente nas Reuniões de Avaliação da Estratégia.
Indicadores – Durante a reunião, também foram debatidos os indicadores estratégicos do Inep. Ao todo, são 32 indicadores, que precisam passar por um processo de atualização para se tornarem objeto de análise na próxima RAE, agendada para 15 de junho. Até lá, cada diretoria deverá aprovar, revisar ou excluir os indicadores sob sua responsabilidade no ambiente de acompanhamento do PEI.
Próximos passos – O próximo passo do Inep será detalhar os projetos estratégicos junto às suas diretorias, para viabilizar a implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) no Instituto, a partir de abril. Também está prevista uma apresentação dos projetos estratégicos pelos diretores da Autarquia na 2ª Reunião Extraordinária do Conselho Consultivo, marcada para o dia 31 de março.
Saiba mais sobre o Comitê de Governança Institucional (CGI)