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Fórum discute marco conceitual para sistemas educacionais
O segundo dia da II Reunião do Fórum Hemisférico Educacional teve início com a palestra "Definindo e Medindo a Qualidade da Educação", do professor da University of Twente, da Holanda, Jaap Scheerens. No painel, Scheerens afirmou que, a despeito das dificuldades em se definir um parâmetro de qualidade que abranja todos os aspectos do aprendizado, é extremamente importante para a avaliação educacional que marcos teóricos sejam estabelecidos. "Mesmo que adotem premissas flexíveis", disse o professor.
Para ele, é possível elaborar marcos conceituais baseados em metodologias científicas e que suportem sistemas de qualidade e avaliações dos sistemas educacionais. Na mesa de Scheerens, também participaram Alvana Bof, coordenadora na representação da Unesco em Brasília, e Carlos Pardo, pesquisador colombiano. A consultora do Projeto Regional de Indicadores e Avaliações (Prie), Cláudia Tamassia, apresentou, em seguida, um painel sobre avanços na construção de estandares de desempenho acadêmico dos alunos. Segundo a consultora, com o estabelecimento de estandares de qualidade na educação, pode ser alcançada uma maior clareza para modelos de avaliação.
Fechando a segunda manhã de debates, no painel "A Gestão dos Sistemas de Ensino", o consultor do IIPE da Unesco, Anton De Grauwe, falou, no painel "A Gestão dos Sistemas de Ensino", sobre as qualidades da gestão escolar descentralizada. Grauwe afirma que, para gestões descentralizadas gerarem impactos positivos na qualidade da Educação, existe uma série de diretrizes que precisam ser respeitadas.
Agenda – À tarde, os trabalhos iniciaram com o diretor do Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, do Ministério da Educação do Chile, Ricardo Funetes, apresentando os processos de gestão e melhoramento educativo de seu país. Logo depois, a professora Maria Izola Cela de Arruda Coelho falou da experiência de Sobral, município do Ceará, na expansão e gerência da rede educacional desse município. Encerrando o dia, foi realizado o painel "Acesso, Permanência e Desempenho dos Alunos", no qual o diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep/MEC, Carlos Henrique Araújo, apresentou o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do Inep, e o diretor-geral de Avaliação da Secretaria de Estado de Educação e Cultura da Republica Dominicana, Júlio Valeirón, comentou a experiência de seu país na área.
O Fórum Hemisférico integra as atividades preparatórias para a Cúpula das Américas, que será realizada na Argentina em novembro. É organizado pelo MEC e financiado pela Comissão Interamericana da Organização dos Estados Americanos (OEA), México e Brasil. Dele participam técnicos dos sistemas de avaliação e de informação dos 34 países-membros da OEA, autoridades nacionais e internacionais, além de representantes dos principais organismos e agências internacionais ligadas à educação.
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Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037 / 9563