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Evento divulga edição 112 da revista Em Aberto
Na próxima segunda-feira, 18 de abril, será realizado mais um evento em alusão aos 85 anos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O encontro abordará quatro estudos presentes na edição n.º 112 da revista Em Aberto, que tem como tema central “Enem e Gaokao: repercussões no Ensino Médio e na Educação Superior”. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o National College Entrance Examination (Gaokao) são os dois maiores exames em larga escala realizados ao final do ensino médio para acesso à educação superior do mundo, aplicados no Brasil e na China, respectivamente. O encontro ocorrerá no formato híbrido (presencial e virtual), no auditório do Inep e com transmissão ao vivo no canal do Instituto no YouTube, das 14h30 às 16h (horário de Brasília).
O ministro interino da Educação, Victor Godoy, e o presidente do Inep, Danilo Dupas, estarão no evento, além da pesquisadora chinesa Ye Liu, da University College London (Inglaterra), que participará por meio de videoconferência. O diretor de Estudos Educacionais do Inep, Luís Filipe Grochocki, coordenará a apresentação dos trabalhos técnicos e mediará a mesa do evento.
Durante o encontro, serão abordados quatro estudos presentes no número 112 da revista. Com o título “Acesso centralizado à educação superior: os exames Enem (Brasil) e Gaokao (China)”, o primeiro apresenta uma reflexão sobre o ingresso à educação superior por meio de exames nacionais. Também discute o processo de expansão do nível de ensino nos dois países, nas últimas décadas, apresentado pela professora da Universidade de Brasília (UnB) Wivian Weller.
O segundo artigo — “Gaokao: vetor de mobilidade social ou guardião do elitismo?” — é de autoria da professora da University College London Ye Liu, que mostra o resultado de 14 anos de estudo, dedicado a entender as mudanças ocorridas nas trajetórias de pessoas que, na primeira fase da pesquisa longitudinal, haviam sido classificadas como Gaokao-campeão, Gaokao-perdedor e Gaokao-medíocre.
Já no estudo denominado “Exames nacionais de ingresso à educação superior: uma análise do Gaokao”, o professor Rogério Justino, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, desenvolve uma análise sobre a história do Gaokao, com atenção à forma, ao conteúdo e às críticas contemporâneas.
O quarto estudo é de autoria da pesquisadora do Inep Ester Macedo, com o título “Exames nacionais de ingresso à educação superior: uma análise do Gaokao”. O trabalho examina as diretrizes impostas pela Resolução n.º 3/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), para o Enem, em termos dos marcos normativos do exame em sua versão original de 1998 e em sua reformulação de 2009.
Em Aberto – Criada em 1981, a revista Em Aberto completou 40 anos em 2021. A publicação do Inep é monotemática e quadrimestral. Seu objetivo é estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes para a educação brasileira, trazendo opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista. Cada número temático é de responsabilidade de um organizador e deve conter diversidade de textos, incluindo artigos com dados de pesquisa, outros referentes às questões teóricas suscitadas pelo tema e, ainda, artigos de revisão de literatura. O recebimento dos textos ocorre após a proposta de organização de número temático ser aprovada pelo Comitê Editorial. Propostas podem ser encaminhadas para o e-mail dired.emaberto@inep.gov.br.
Plataforma OJS – A revista Em Aberto fica hospedada na plataforma OJS, um sistema eletrônico de editoração de revista, em que são armazenados periódicos e publicações científicos. As edições podem ser acessadas diretamente da plataforma ou pelo portal do Inep, que tem link para o sistema.