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Retrospectiva 2016
Estreia da Anasem é um dos destaques nas avaliações do Ensino Superior em 2016
O ano de 2016 ficará marcado pela primeira edição da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem). As provas foram aplicadas, em 9 de novembro, para mais de 23 mil estudantes do segundo ano de Medicina. Em 2018, a avaliação começa a ser aplicada também para os alunos do 4º ano. Em 2020, se juntam aos avaliados os alunos do 6º ano.
A avaliação atende a uma exigência da Lei 12.871, de 22 de outubro de 2013, que instituiu o Programa Mais Médicos. O objetivo é avaliar os estudantes por meio de instrumentos e métodos que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, de 2014.
A participação na Anasem é obrigatória, pois a regularidade na avaliação é atestada no Histórico Escolar. Os resultados não são divulgados. Os participantes receberão o resultado de seu próprio desempenho, e o total dos estudantes de sua série, para realizarem sua auto-avaliação. Já coordenador de curso receberá o resultado dos estudantes de sua instituição, discriminados por série, por competência e pelos conhecimentos, habilidades e atitudes, elencados na matriz de competência, além da média de sua região e a média nacional.
Enade – O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016 registrou a menor taxa de abstenção, de uma série histórica, para o 1º ciclo avaliativo, que compreende as áreas de saúde, ciências agrárias e áreas afins. Nas provas realizadas em 20 de novembro, compareceram 90,7% dos inscritos. No total, 195.859 concluintes de cursos de graduação de 18 áreas fizeram as provas.
Em 2016 participaram os estudantes de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. Também foram avaliados os concluintes de cursos tecnólogos nas áreas de agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.
A edição também teve novidades como provas personalizadas, folhas de respostas encartadas e distribuição nominal dos cadernos de provas. A participação no exame é obrigatória, registrada no histórico escolar. O objetivo é avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.
Revalida – O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2016 registrou 6.521 inscrições, um crescimento de 63% em relação à edição de 2015, quando participaram 3.993 médicos. Depois das provas objetivas realizadas em 11 de setembro, 2.304 participantes foram aprovados para participar das provas de habilidades clínicas, em 3 e 4 de dezembro. A divulgação do resultado final está prevista para o final de janeiro de 2017.
Para atuar como médico no Brasil, o profissional formado em instituições de educação superior estrangeiras precisa revalidar o diploma. O Revalida foi criado para simplificar o processo.
Indicadores de Qualidade da Educação Superior – Os processos de cálculo e divulgação dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior foram alterados e as mudanças já vão se refletir na edição em curso. A Portaria Normativa do MEC nº 23/2016, publicada no Diário Oficial da União, estabeleceu novos critérios para os indicadores, calculados pelo Inep.
Assessoria de Comunicação Social