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Especialistas destacam experiências educacionais brasileiras premiadas pelo Laboratório
Três experiências educacionais implantadas no Brasil e premiadas pelo Laboratório foram destacadas por especialistas durante evento promovido pelo Instituto Internacional de Planejamento Educacional (IIPE), que reuniu na Argentina os dez gestores municipais brasileiros vencedores do Prêmio Inovação 2006.
Os representantes dos municípios de Sobral (CE), Rio Branco (AC) e Três Passos (RS) apresentaram seus respectivos programas educacionais a um grupo de especialistas do IIPE e do Ministério da Educação Autônoma de Buenos Aires.
Os especialistas ressaltaram a gestão dos projetos, destacando a articulação entre o aspecto pedagógico com o organizacional. Além das inovações, os avaliadores também se referiram ao trabalho intersetorial dos programas, como no caso da cidade de Três Passos, onde o plano educacional implantado envolve educação, saúde e desenvolvimento produtivo. A pesquisadora do IIPE, Paula Scaliter, reiterou que os três projetos apresentados possuem uma característica em comum: a necessidade de continuidade a partir do compromisso dos Estados. Ela sugeriu a criação de leis municipais que garantam a durabilidade dos projetos, já que eles apresentam bons resultados para as comunidades locais.
Já a especialista Laura Fumagalli traçou a relação entre organismos de governo promotores de mudanças versus autonomia das escolas. Segundo ela, as três experiências mostram que não é possível haver mudança com igualdade se ela não for gestionada pelos órgãos governamentais. "As experiências demonstram que os organismos governamentais tiveram que reorganizar a oferta e o planejamento. Ele não surge espontaneamente nas escolas. Embora algumas decisões trazem conflitos, como por exemplo a designação de professores para escolas, elas devem ser enfrentadas com decisão política", argumentou.
Entre os dirigentes presentes no encontro estiveram Eliete de Godoy, de Amparo (SP), Gilsemar Goloni, de Curvelândia (MT), Liége Brusius, de Igrejinha (RS), Sylvio Sniecikovski, de Joinville (SC), Zélia Marochi, de Ponta Grossa (PR), Moacir Fecury, de Rio Branco (AC), Elisabetha Klein, de São Gabriel do Oeste (MS), Ângela Tótola, de São Mateus (ES), Júlio César Alexandre, de Sobral (CE) e Evandro Mohr, de Três Passos (RS), Também participaram do evento, a convite da Undime, o dirigente municipal de Educação de Palmas (TO), Danilo de Melo Souza, e a secretária estadual de Educação do Ceará, Izolda Arruda Coelho. Acompanharam, ainda, as atividades, o diretor Armando Simões e a técnica pedagógica Christiane Lyra, ambos do Departamento de Projetos Educacionais da Secretaria de Educação Básica do MEC, e a responsável pelo Laboratório de Experiências Inovadoras do Inep, Carla D'Lourdes do Nascimento.
O encontro em Buenos Aires fez parte da atividade de formação e fortalecimento profissional destinada a gestores municipais como parte do Prêmio Inovação e proporcionou a troca de experiências e uma avaliação sobre a qualidade do ensino no Brasil. Na oportunidade, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre pesquisas atuais em gestão educacional e criaram um espaço de intercâmbio entre especialistas sobre temas como avaliação de programas e projetos educacionais, situação da educação e dos docentes na América Latina, eqüidade, gestão e planejamento e o sistema educativo da Argentina.
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