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Encontro internacional discute avaliação educacional
12 de abril 2000
Encontro internacional discute avaliação educacional
Representantes de 20 países e organismos internacionais se reúnem a partir desta quinta-feira,13, com o objetivo de elaborar um projeto que possibilite a avaliação educacional comparada, envolvendo todos os países das Américas que aderirem à iniciativa. O evento dá continuidade aos trabalhos iniciados na II Cúpula das Américas em 1998, realizada em Santiago do Chile.
A reunião, que acontece no Hotel Naoum, em Brasília, a partir das 9 horas, é promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e visa definir parâmetros e metodologias para uma ação integrada entre as nações americanas no desenvolvimento de sistemas de avaliação.
Com este projeto, os representantes dos países querem possibilitar o desenvolvimento de estratégias conjuntas que permitam avaliar a qualidade da educação ministrada no continente. "Neste primeiro encontro iremos analisar as possibilidades de cooperação na área de avaliação educacional, particularmente no que se refere às questões de comparabilidade de informações e estratégias de integração das iniciativas em andamento", explica Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Inep.
Este trabalho pretende tornar possível a divulgação de informações e indicadores nacionais ou internacionais que permitam planejar, executar e avaliar, de maneira integrada, programas de melhoramento da qualidade da educação.
A intenção dos elaboradores da proposta é facilitar o intercâmbio de experiências, prestar assistência técnica, desenvolver alternativas que aprimorem os métodos de avaliação e promover, de forma eficiente, a utilização dos resultados das avaliações. "Desta maneira será possível, quando necessário, estabelecer critérios e metodologias de coleta de informações que permitam a comparação de alguns indicadores educativos no âmbito das Américas", esclarece a presidente do Inep.
Década da avaliação
A década de 90 tornou-se um marco do crescimento de atividades ligadas à avaliação educacional na América Latina. Preocupados em melhorar a qualidade do ensino, os países vêm implementando nos últimos anos uma série de medidas para verificar seu desempenho educacional.
Na América Latina, 13 países já possuem sistemas de avaliação educacional. Apenas nesta década, foram realizados oito estudos internacionais que comparam o rendimento educativo de estudantes e os sistemas escolares, dentre os quais destacam-se o Laboratório Latino-Americano de Avaliação da Qualidade de Ensino (Unesco/Oreal), o TIMMS e o PISA.
Decisão surgiu em 1998 A decisão de realizar esta cooperação foi tomada em abril de 1998, durante a II Cúpula das Américas, em, Santiago do Chile. O Plano de Ação aprovado nesse encontro destaca o papel da educação como "chave para o progresso" e define oito linhas prioritárias nesta área. A linha de avaliação, coordenada pelo Brasil, tem duas vertentes de trabalho: uma voltada para a construção de sistemas de informações e indicadores educacionais e outra dirigida à avaliação da qualidade da educação.
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