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Enade é destaque em oficina sobre seleção de servidores
No segundo e último dia de oficina, o coordenador-geral do Enade, Tarcísio Ribeiro, apresentou detalhes aos participantes sobre a aplicação do exame, como metodologia, elaboração de itens, segurança, desafios de logística e investimentos, que servirão como modelos para a elaboração de futuros processos seletivos de pessoal que atuarão no Governo Federal. "Ao começar um novo projeto na administração pública, é fundamental conhecer o que a própria administração já tem feito, e o grupo buscou isso. Então, procurei transmitir a experiência de elaboração das provas do Enade a fim de contribuir para o tema e levantar sugestões para o debate”, afirmou Tarcísio.
O workshop on-line teve início na quinta-feira (6) e visa definir os papéis e responsabilidades de cada entidade parceira sobre o projeto de modernização das seleções de servidores temporários. A oficina também teve a participação de representantes da Diretoria de Avaliação da Educação Básica, da Diretoria de Avaliação da Educação Superior e da Diretoria de Gestão e Planejamento do Inep; e servidores da Enap e do Ministério da Economia. O primeiro dia do evento contou ainda com a presença do presidente do Inep, Alexandre Lopes; do Secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart; e do presidente da Enap, Diogo Costa.
Enade – Aplicado pelo Inep desde 2004, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.