Notícias
Notícias
Em visita ao Inep, ministro coloca novos desafios à instituição
O ministro Cristovam Buarque, em visita ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), solicitou que a instituição, além de realizar levantamentos e estudos sobre o sistema de ensino, aprimore as pesquisas de financiamento da educação e apresente alternativas que gerem mais recursos ao setor. O pedido foi feito durante reunião, esta semana, com a direção do Instituto.
Cristovam Buarque quer que o Inep cumpra o papel de estudar estratégias em médio e longo prazo para enfrentar os grandes desafios da educação brasileira, pesquisando temas, métodos e instrumentos relevantes. Esse trabalho, segundo o ministro, deve ser feito em articulação com as demais secretarias do MEC. Ele solicitou também que o Inep potencialize a utilização do conjunto de informações que possui e promova parcerias, envolvendo as universidades.
De acordo com o presidente do Inep, Luiz Araújo, as preocupações do ministro estão em consonância com as da instituição. É muito satisfatório identificar que o ministro pensa o desenvolvimento da educação em médio e longo prazo, não apenas num trabalho que se esgota em quatro anos de governo, disse. Ao final da reunião, ficou acertado que o Inep irá apresentar um plano de trabalho.
Durante a reunião, o ministro comunicou ainda que especialistas em educação de cinco países virão ao Brasil para participar de reunião de trabalho com a equipe do MEC. A atividade, realizada em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), envolverá técnicos da Coréia Sul, Irlanda, Malásia, Espanha e Finlândia. Segundo o ministro, essas nações foram escolhidas porque, partindo de patamares educacionais semelhantes ao brasileiro, tornaram-se referência de avanço mundial no setor.
Assessoria de Imprensa do Inep: 410-8023 / 8037 / 9563