Notícias
INSTITUCIONAL
Eduardo Alencar assume Assessoria de Governança e Gestão Estratégica do Inep
Eduardo Alencar assume a nova assessoria com a missão de alavancar a governança e aprimorar o modelo de gestão estratégica do Inep. Foto: Luís Fortes/MEC
Eduardo Carvalho Nepomuceno Alencar é servidor de carreira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e assumiu, no dia 14 de julho, a chefia da Assessoria de Governança e Gestão Estratégica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O setor foi criado recentemente, como órgão de assistência direta e imediata à presidência do Instituto, e faz parte da nova reestruturação da Autarquia, oficializada pelo Decreto n.º 10.696, de 7 de maio de 2021.
Eduardo Alencar assume a nova assessoria com a missão de alavancar a governança e aprimorar o modelo de gestão estratégica do Inep. Segundo o chefe de Governança, seu trabalho será focado em três componentes que considera fundamentais: processos, tecnologia e pessoas. “Queremos criar o Inep do futuro. Nesse sentido, é primordial capacitar o excelente corpo técnico em temas relacionados a projetos, gestão, compliance e análise preditiva, para geração de agentes de mudança organizacional com foco em resultados. Queremos reforçar a transparência e a integridade das ações do Inep e criar as condições para que os servidores do próprio Inep possam assumir mais posições de liderança”, pontuou.
Com relação aos processos, Eduardo destaca a necessidade de revisar e/ou criar procedimentos a fim de dar mais transparência e segurança jurídica às decisões do Inep. Em relação aos sistemas do Inep, o gestor destaca o importante trabalho da Diretoria de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais (DTDIE) na aquisição de aplicativos que permitirão a gestão ágil de projetos e utilização de painéis de monitoramento (dashboards).
Alencar também salienta que as ações da Assessoria de Governança e Gestão Estratégica serão norteadas pelos valores estabelecidos no Planejamento Estratégico Institucional do Inep (PEI Inep). “Buscaremos trabalhar, de forma integrada, com todas as diretorias do Instituto. O objetivo é apoiar as áreas de negócio com instrumentais de governança e gestão para alavancar os resultados para a sociedade”, afirmou.
Na Autarquia, o novo assessor será responsável pela coordenação e a supervisão do planejamento estratégico, bem como pelo acompanhamento e a organização das atividades do Comitê de Governança Institucional do Inep. Também dará suporte à alta administração, às lideranças e aos agentes públicos do Instituto, voltado ao PEI Inep, ao Programa de Integridade e à proteção de dados pessoais.
Trajetória profissional – Doutorando em Políticas Públicas, com ênfase na utilização de modelos econométricos e de aprendizado de máquina (machine learning) no combate à corrupção e na melhoria das compras públicas, Eduardo já atuou em campos relacionados a políticas públicas, regulação, gestão estratégica e de projetos.
Antes de assumir o cargo no Inep, foi membro do Conselho de Administração do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e chefe de gabinete da Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex). Também atuou como assessor em diversos órgãos: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Controladoria-Geral da União (CGU); Secretaria Executiva da Casa Civil da Presidência da República; e Superintendência de Administração-Geral da Anatel.
Formação – Em sua trajetória acadêmica, Alencar acumula títulos de especialista em Negócios, MBA Executivo Internacional e mestrado em Políticas Públicas, além de certificação em Agentes de Mudança Global, pela Universidade de Harvard, em Gestão de Projetos (PMP e PRINCE2 Practitioner) e em Gestão de Tecnologia da Informação (Cobit e Itil Foundation).
Nomeação – Eduardo Alencar foi nomeado na última quarta-feira, 14 de julho, por meio da Portaria n.º 522, de 13 de julho de 2021, publicada no Diário Oficial da União.
Assessoria de Comunicação Social do Inep