Notícias
Notícias
Edital para pesquisas em avaliação é prorrogado
Instituições de pesquisa nas áreas de avaliação educacional e psicometria têm até 27 de outubro para enviar ao Inep propostas de apoio a projetos relacionados ao Chamamento Público nº 5/2012. O prazo final havia sido estipulado para 28 de setembro, porém, em 1º de outubro foi publicada no Diário Oficial da União uma prorrogação por mais 30 dias.
Conforme consta no Edital, a busca é por projetos em dois eixos temáticos. O primeiro é referente à área de metodologias e técnicas de avaliação de competências de escrita em língua portuguesa. O objetivo é induzir pesquisas que abordem o desenvolvimento de testes educacionais em larga-escala, incluindo métodos de correção de textos, tais como redações e questões discursivas.
O segundo eixo é voltado a pesquisas sobre evidências de validade dos instrumentos de medida desenvolvidos pelo Inep. Neste caso, a finalidade é analisar a qualidade, a legitimidade e a eficácia das informações e interpretações pedagógicas geradas a partir dos modelos teóricos e dos dados empíricos dos instrumentos de avaliação do Inep.
Podem apresentar propostas instituições de ensino superior e instituições incumbidas regimental ou estatutariamente do ensino ou da pesquisa, públicas ou privadas, desde que sem fins lucrativos. A entidade deverá estar cadastrada e credenciada no Portal de Convênios (Siconv).
Para mais detalhes, veja o edital. A Diretoria de Estudos Educacionais (Dired/Inep) é a responsável pelo Chamamento. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: dired.chamada2012@inep.gov.br.
Assessoria de Comunicação do Inep