Notícias
Notícias
Dilvo Ristoff assume diretoria de educação superior do Inep
Exame Nacional de Cursos
Dilvo Ristoff assume diretoria de educação superior do Inep
O professor Dilvo Ristoff é o novo diretor de Avaliação e Estatísticas da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Ele assumiu hoje, 12, o cargo que vinha sendo ocupado interinamente pelo professor Luiz Araújo, diretor de Estatísticas da Educação Básica do Instituto.
Ristoff é doutor em Literatura pela Universidade do Sul da Califórnia (EUA) e diretor do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Há dez anos trabalha com avaliação educacional, área em que tem publicado vários livros e editado quatro vezes ao ano a revista Avaliação.
Integrante da Comissão Nacional criada pelo ministro Cristovam Buarque para propor mudanças no sistema de avaliação da educação superior, Ristoff se inspirou no escritor Ítalo Calvino para mostrar a característica do trabalho que deseja realizar. "Qualquer modelo que viermos a construir deverá ter seis virtudes: leveza, agilidade, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência", disse o professor durante a solenidade de posse, que contou com a presença do presidente do Inep, Otaviano Helene, diretores e funcionários do Instituto, membros da Comissão Nacional de Avaliação, do Fórum de Pró-Reitores de Graduação e do Conselho Nacional de Educação e representantes da comunidade acadêmica.
Para ele, os grandes desafios da avaliação da educação superior brasileira são o reconhecimento da diversidade e o respeito à identidade institucional, e a construção de uma cultura avaliativa de natureza formativa, pedagógica e participativa. "Temos que construir um sistema de avaliação mais condizente com a educação que o Brasil precisa, não apenas democraticamente do ponto de vista da quantidade, mas de forma responsável em relação à qualidade."
Para isso, Ristoff pretende fortalecer a integração entre o Inep, a Secretaria de Educação Superior do MEC e as universidades, de forma a atuarem juntos pelo aperfeiçoamento dos modelos e instrumentos de avaliação. "A qualidade da educação superior brasileira depende profundamente deste nosso esforço coletivo".
Assessoria de Comunicação do Inep