Ministro diz que educação tem rumo
Para o ministro da Educação, os dados indicam que as políticas educacionais implantadas no governo Fernando Henrique Cardoso estão no rumo certo. "O indicador projeta de forma muito positiva o quadro que vai se alcançar ao longo da próxima década no Brasil", explica Paulo Renato.
Segundo ele, com o aumento das taxas de atendimento escolar e a melhoria do fluxo escolar verificados nos últimos anos, existem perspectivas claras que a maioria dos alunos chegue a concluir a escolaridade básica, elevando consideravelmente o número médio de anos de estudo dos brasileiros.
Paulo Renato considera que a prioridade dada ao ensino fundamental, com a criação do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), foi acertada. "O que fizemos com o Fundef foi inverter as prioridades. Os avanços educacionais do País estão se dando da base para o topo e não do topo para a base, como acontecia anteriormente", compara.
"Com certeza, dentro de, no máximo, 10 anos, teremos uma geração muito mais escolarizada que a atual, pois as reformas que estamos implantando já começam a apresentar resultados. Mas como todos sabem, as mudanças educacionais demoram um pouco para se tornarem perceptíveis. Estamos investindo não só no presente, mas sobretudo, no futuro do País", afirma.