Notícias
Institucional
CNE presta homenagem a diretor do Inep por serviços à educação brasileira
Reconhecer os relevantes serviços prestados em prol da melhoria da educação brasileira foi o que motivou uma sessão solene, realizada na tarde desta terça-feira, 19 de maio, por meio de videoconferência, pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). O presidente do Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, participou do evento e o diretor de Estatísticas Educacionais (Deed), Carlos Eduardo Moreno, foi um dos homenageados. A sessão também contou com a presença de familiares, colegas de trabalho e autoridades do Ministério da Educação (MEC).
O professor Ruben Klein, um dos mais renomados especialistas brasileiros em matemática e estatística, foi o convidado, pelo CNE, para apresentar a trajetória de Moreno e emocionou o servidor com histórias a respeito dos 30 anos de participação em momentos transformadores da educação no Brasil.
Carlos Eduardo Moreno está à frente da diretoria desde 2010. Graduado em estatística, mestre em estatística e métodos quantitativos, pela Universidade de Brasília, e doutorando em educação, Moreno é servidor de carreira do Inep há 35 anos. O diretor se destaca por sua atuação nas pesquisas estatísticas e na construção de indicadores educacionais, além da produção de estudos voltados para a análise da educação brasileira. Estão sob a liderança do servidor o Censo Escolar, maior levantamento de dados estatísticos da educação básica no país; e o Censo da Educação Superior, instrumento de pesquisa mais completo do ensino superior. Os censos educacionais produzidos pelo Inep são instrumentos imprescindíveis para o desenho das políticas educacionais no Brasil.
A cerimônia solene foi a primeira a ser realizada com o objetivo de homenagear e prestigiar servidores. Além do diretor Moreno, Vitória Dione de Carvalho, que atua como assessora técnica do CNE, também recebeu as homenagens pelos seus 42 anos de serviço público.
Assessoria de Comunicação Social