Notícias
INSTITUCIONAL
Busca por informações sobre Enem e Inep cresce em junho
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está entre os temas mais pesquisados pelos usuários dos portais do Governo Federal, no mês de junho. As buscas por Enem também podem ter alavancado a procura por informações sobre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em junho, o portal do Instituto foi o sexto mais acessado entre todos os 126 do gov.br. Foram 4.781.240 acessos ao todo, de acordo com o relatório divulgado pela Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações (Secom/MCom). O número representa 3,87% do total.
Neste sábado, 31 de julho, o portal do Inep completa um ano na plataforma gov.br. A migração do portal institucional faz parte do Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov), que visa à unificação e à centralização de serviços digitais e canais do Governo Federal. A nova plataforma está alinhada com as tendências mais recentes de design de experiência e interação do usuário e com as práticas atuais de comunicação governamental em ambientes digitais, utilizadas mundialmente.
O projeto busca integrar todos os sites da administração federal no gov.br, tornando o portal do Governo Federal a entrada única para as páginas institucionais e serviços. O processo é conduzido pela Presidência da República, por meio da Secretaria de Modernização do Estado (Seme); pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Governo Digital; e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), detentor da plataforma Plone.
Portais – O Governo Federal conta com 126 sites migrados para o domínio gov.br. No mês de junho, foram 164.962.556 visualizações totais de páginas nos sites. Dessas, 115.655.792 são páginas únicas, que contabilizam apenas um acesso por sessão do usuário. Ao todo, foram 2.060.886 pesquisas realizadas dentro do gov.br. Também já são 3.189 serviços totalmente digitais, segundo o último relatório publicado pela Secom.
Até o dia 30 de junho, 107.183.258 pessoas haviam realizado cadastro de acesso único aos serviços do Governo Federal. É necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços prestados. O cadastro garante maior segurança e transparência na utilização dos sistemas.
Assessoria de Comunicação Social do Inep