Notícias
Notícias
Brasil participa de pesquisa sobre educação infantil
O Brasil e outros três países (Cazaquistão, Indonésia e Quênia) participam de uma pesquisa para levantar informações sobre as políticas e os serviços voltados para a educação infantil. O trabalho começa no próximo mês e será realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) nos municípios de Belém e Benevides (PA); Blumenau (SC); Recife (PE); Sobral (CE); Rio de Janeiro e São Gonçalo (RJ); São Carlos (SP); Campos Belos e Valparaíso (GO).
Uma reunião entre técnicos do Inep, da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que acontece a partir de amanhã (24/8), definirá as estratégias para o trabalho de campo. A pesquisa vai levar em conta aspectos como acesso, participação e eqüidade, além de recursos humanos, pedagógicos, físicos e financeiros das políticas e serviços da educação infantil (creche e pré-escola).
Em dezembro, o relatório brasileiro será enviado à Unesco, que coordena o trabalho em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). "A pesquisa vai permitir que os países participantes analisem as políticas e os serviços direcionados à primeira infância e, a partir dos resultados, elaborem estratégias para melhorar o atendimento", explica Moisés Domingos Sobrinho, coordenador de Estatísticas Especiais do Inep.
A pesquisa também abrangerá os serviços voltados para as famílias dos estudantes e as medidas adotadas para ajudá-las a cuidar das crianças. Nesse trabalho, haverá ainda um levantamento de dados sobre educação infantil disponíveis nos Censos Escolares realizados pelo Inep e no Censo Demográfico e na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE.
Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037 / 9563