Notícias
Notícias
Banco do Brasil e Inep firmam convênio para certificação profissional
O Banco do Brasil e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) assinam amanhã, 22, acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de projetos e programas sobre Certificação por Competências Ocupacionais. A iniciativa é pioneira na área e vai atender a funcionários do banco em todo o País. O projeto pretende contribuir para a certificação, principalmente nos setores ligados ao sistema financeiro.
O acordo constitui-se num esforço conjunto que poderá abranger programas de formação e certificação profissionais, cursos em diversos níveis, projetos de pesquisa, assistência técnica, assessoria, consultoria e outros eventos. Participam da assinatura Luiz Oswaldo Sant'Iago Moreira de Souza, vice-presidente de Gestão de Pessoas e Responsabilidade Socioambiental do banco e Eliezer Pacheco, presidente do Inep. O evento será realizado às 8h30, no auditório da Diretoria de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil, Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES), trecho 2, conjunto 22, 1° andar, edifício Tancredo Neves (prédio do Centro Cultural do Banco do Brasil).
Numa primeira fase, será formado um grupo de trabalho, constituído por representantes das duas instituições, que ficará responsável pela criação dos instrumentos de certificação. Após essa primeira etapa, que se estende até o início do próximo ano, será formado um comitê para a elaboração da proposta de normatização da estrutura de funcionamento do Sistema de Formação e Certificação do Banco do Brasil.
Atualmente, o Banco do Brasil possui cerca de 85 mil funcionários. Para promover a formação e qualificação do seu quadro funcional, a instituição desenvolve um conjunto de ações por meio de convênios com universidades e oferta de bolsas de estudo. Paralelamente ao incentivo à formação regular, o objetivo do banco é possuir mecanismos para a certificação por competências ocupacionais.
Tema é discutido por grupo interministerial
A certificação profissional é, ainda, um tema pouco explorado no Brasil. Uma comissão interministerial, formada por representantes dos ministérios do Trabalho e Emprego, Educação, Saúde, Turismo, Desenvolvimento e Indústria e Comércio Exterior, tem discutido propostas para a área. Criado em 2003, o objetivo do grupo é desenvolver estratégias para a construção de um marco institucional da certificação profissional. O trabalho procura viabilizar o arranjo entre os diversos setores envolvidos para a construção de uma arquitetura legal e institucional participativa, democrática e eficiente para a área.
A certificação profissional pode ser aplicada à maioria das atividades econômicas. É o caso, por exemplo, de um mestre-de-obras que não possui a educação formal, mas que pode conseguir a certificação para comprovar a sua qualificação específica para atuar no mercado de trabalho.
Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037 / 9563