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Avaliação universal deve iniciar parceria Brasil e França
O Brasil e a França têm um desafio, em comum, na área da educação: implementar uma avaliação universal da qualidade do ensino fundamental e médio. O primeiro passo para firmar uma cooperação técnica que contribua na realização da avaliação em todas as escolas foi dado durante a reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação em Pesquisas e Estudos Educacionais Brasil-França, que terminou hoje, 14, em Brasília.
No encontro, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), pelo Instituto Nacional de Pesquisas Pedagógicas (INRP) e pela Direção de Avaliação e da Prospectiva (DAP) do Ministério da Educação da França e realizado desde a última segunda-feira, foram definidos alguns pontos para dar continuidade ao trabalho.
Uma das linhas de ação é promover intercâmbio das diversas formas de avaliação e levantamento estatístico em desenvolvimento nos dois países, com a discussão dos mecanismos por parte de especialistas brasileiros e franceses. "O intercâmbio é bastante interessante nesse aspecto", afirma Jacqueline Levasseur, chefe do Serviço de Avaliação de Estudantes do Ministério da Educação da França.
Outra proposta apresentada é debater formas de envolver as instituições de ensino superior na avaliação da educação básica. "As universidades ainda não entraram na discussão da cultura da avaliação", diz Emmanuel Fraisse, diretor-geral do INRP.
Segundo o presidente do Inep, Eliezer Pacheco, a parceria Brasil-França será importante para encontrar caminhos que aprimorem os instrumentos de avaliação e, conseqüentemente, melhorem a qualidade da educação básica. "Os dois países só têm a ganhar com essa cooperação."
Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037 / 9563