Notícias
INSTITUCIONAL
Anderson Oliveira deixa Daeb para assumir novo desafio
O servidor de carreira do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Anderson Soares Furtado Oliveira, deixa a Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) para assumir um novo desafio. Após oito meses à frente da diretoria, Anderson pediu exoneração do cargo de diretor do Instituto após receber o convite para atuar na Secretaria de Educação do Estado do Paraná (PR). Sua saída do Inep foi divulgada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 25 de janeiro.
A convite do presidente da Autarquia, Danilo Dupas, Michele Melo é a nova diretora da Daeb. A economista deixa a gestão da Diretoria de Estudos Educacionais (Dired) do Instituto, em que esteve à frente desde 26 de abril de 2021.
Para Dupas, o convite é fruto do excelente trabalho desempenhado por Melo à frente da Dired. “Michele liderou importantes realizações para o Inep em 2021, além de ter realizado um trabalho junto à presidência do Instituto na implantação de novas regras para estudos educacionais e pesquisas na Autarquia, visando a maior qualidade nas entregas à sociedade, por meio da Portaria nº 412, de 26 de agosto de 2021”, pontuou o presidente do Inep.
Na Dired, Michele comandou, entre outras ações, a produção do livro Custo Aluno Qualidade (CAQ), com os principais estudos e pesquisas sobre o investimento necessário por estudante para que as redes de ensino possam ofertar uma educação básica de qualidade. A diretora também responde como presidente substituta do Inep, prestando apoio técnico ao presidente Danilo Dupas em sua importante missão à frente da Autarquia.
Para a nova diretora da Educação Básica, o convite é um novo desafio e uma oportunidade para contribuir para a educação brasileira. “Assumir a Daeb é uma grande responsabilidade e um grande desafio, mas também uma oportunidade de contribuir não apenas na execução dos exames, mas também nas discussões sobre o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, afirmou Michele. Ela também destacou a inédita iniciativa do Instituto, referente à divulgação do cronograma de realização dos exames e avaliações previstos para 2022. “Já iniciamos o ano divulgando as datas para 2022, garantindo maior segurança e previsibilidade para os alunos”, concluiu.
Agradecimento – A presidência do Inep reconhece e agradece ao Anderson Oliveira pelo trabalho desempenhando na Daeb e pelo apoio dado na realização dos exames e avaliações da educação básica brasileira realizados pelo Instituto em 2021.
Assessoria de Comunicação Social do Inep