Notícias
INSTITUCIONAL
Alexandre Bastos Peixoto assume chefia de gabinete do Inep
Alexandre Bastos Peixoto assume a chefia de gabinete do Inep na gestão de Danilo Dupas. Foto: Luís Fortes/MEC
O novo chefe de gabinete do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi nomeado nesta sexta-feira, 14 de maio, por meio da Portaria n.º 294, publicada no Diário Oficial da União. Alexandre Bastos Peixoto foi convidado pelo presidente do Instituto, Danilo Dupas, à frente da Autarquia desde o final de fevereiro.
Na estrutura organizacional do Inep, a chefia de gabinete presta assistência direta e imediata ao presidente. Segundo Alexandre, seu trabalho será no sentido de contribuir para a gestão eficaz do gabinete e auxiliar o presidente no cumprimento da missão institucional da Autarquia.
Carreira – Servidor público federal da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Alexandre atua no Governo Federal desde 2002. Antes de chegar ao Inep, estava, desde 2020, na Secretaria Nacional de Proteção Global do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Também atuou no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em duas oportunidades, entre 2018 e 2020, e entre 2012 e 2013; na Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, de 2017 a 2018; e na Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, de 2016 a 2017.
Entre 2013 e 2016, Alexandre foi coordenador-geral de Programas Macrorregionais na Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional. O cargo de chefe de gabinete do Inep não será sua primeira experiência nesta função, pois já a desempenhou anteriormente na Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, de 2011 a 2012.
No início da carreira, o gestor também teve passagens pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, em 2011; pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, de 2009 a 2011; pela Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, de 2005 a 2009; pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em 2005; e pelo Ministério da Relações Exteriores, de 2002 a 2005.
Formação – Alexandre Bastos Peixoto tem graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), concluída em 2000, e duas especializações. A pós-graduação em Defesa da Concorrência e Direito Econômico foi concluída recentemente, em 2020, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Em 2016, Alexandre concluiu a pós-graduação em Desenvolvimento Regional, pela Universidad Nacional Autónoma de México.
Competências – O chefe de gabinete assessora e assiste o presidente do Inep, inclusive em sua representação política e social, além de ocupar-se das relações públicas do Instituto. Também está sob sua responsabilidade assessorar a Presidência na gestão de grupos de interessados, internos e externos, de modo a promover, aprimorar e ampliar a viabilidade da implantação, o monitoramento e a avaliação das iniciativas estratégicas da Autarquia. A atuação das assessorias internacional, institucional e parlamentar também está ligada ao chefe de gabinete.
Acesse a Portaria publicada no DOU
Assessoria de Comunicação Social do Inep