Notícias
Notícias Ideb
Inep publicará em agosto lista definitiva do Ideb
Inep publicará em agosto lista definitiva do Ideb
Encerra amanhã, 11, o prazo para que gestores ou coordenadores do Censo da Educação Básica encaminhem solicitação de correção de dados para efeito de recálculo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A solicitação deve ser encaminhada para o endereço eletrônico censoescolar@inep.gov.br ou educacenso@inep.gov.br.
O Ideb é calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente, e as médias de desempenho utilizadas são as do Saeb.
O Censo é preenchido por cada escola, a partir de uma senha de acesso liberada pela secretaria estadual de educação. Outra forma de coleta é aquela que é feita pelas secretarias que têm seu próprio Censo e transmitem para o Inep os dados coletados em seus sistemas. Em ambos os casos, os dados são de responsabilidade das redes – estadual, municipal e privada – e o Inep, sendo fiel depositário desses dados, não pode alterá-los.
Com a publicação do Ideb, algumas escolas, e mesmo redes, detectaram que havia erros em seu lançamento de dados do Censo. O Inep abriu prazo para solicitação de correções. O Instituto tem adotado essa prática como padrão: quando os dados do Censo da Educação Básica foram publicados também abriu-se um período para sua correção. "Como o Ideb tem mais visibilidade, os erros que as redes não viram na ocasião foram detectados agora", explica Reynaldo Fernandes, presidente do Inep.
Após o encerramento dos pedidos de correção, o Inep irá lançar os dados, fazer as devidas adequações e reprocessar a tabela do Ideb, cuja versão definitiva será publicada em agosto.
Assessoria de Imprensa do Inep