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Ideb traz prêmio ao Inep como iniciativa inovadora de gestão
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado pela equipe técnica do Inep em 2007, ficou entre as dez iniciativas premiadas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) no 14º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. O comitê julgador apresentou as experiências premiadas nesta terça-feira, 17 de novembro. A classificação somente será anunciada no evento de premiação, em 2010, quando as equipes responsáveis terão a oportunidade de apresentar suas práticas inovadoras. Ao todo, o concurso recebeu 131 inscrições válidas.
O Ideb representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.
Tecnicamente, a elaboração do Ideb e das metas a serem alcançadas, bem como as estimativas de cada meta para cada rede e escola, partiram de uma equipe de especialistas do Inep. Esses especialistas utilizaram nos cálculos informações já anteriormente produzidas pelo Inep - taxas de rendimento informadas pelos gestores ao Censo da Educação Básica e médias de desempenho nas avaliações da autarquia. Isso significa que, por trás do indicador, uma equipe de quase cem pessoas serve como apoio nesse ciclo, que se inicia com a coleta do Censo e com a elaboração, aplicação e processamento de resultados das provas do Saeb e Prova Brasil.
Por fim, depois da concepção técnica, discussões acerca das alternativas que otimizariam a apreensão de seus resultados por parte da sociedade envolveram profissionais de áreas diversas do Inep e do Ministério da Educação, entre economistas, estatísticos, especialistas em educação, tecnologia da informação e comunicação.
No contexto político do MEC, o Ideb foi criado no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), programa de metas que traz um conjunto de programas articulados entre si, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação brasileira. Nesse quadro, o Ideb atua como uma fonte de informações muito útil para as ações de responsabilização e consequente mobilização social, além de estabelecer conexões inéditas no país entre avaliação, financiamento e gestão.
Portanto, o Ideb emerge como um trabalho integrado não apenas entre as diversas esferas técnicas e políticas do Inep e do Ministério da Educação, mas articulado às redes de ensino que, em regime de colaboração, se comprometem tanto com a prestação das informações e avaliações que lhe compõem o cálculo, quanto com o esforço para alcançar as metas de qualidade propostas para cada uma.
Outras duas iniciativas do Ministério da Educação estão entre as premiadas: o Acompanhamento da freqüência escolar de crianças e adolescentes em vulnerabilidade (condicionalidade em educação do programa Bolsa-Família) e o Sistema e-Mec: reinvenção processual da educação superior em três dimensões da gestão pública – jurídica, organizacional e tecnológica.
Saiba mais sobre o Ideb.
Veja a lista das dez experiências premiadas.
Assessoria de Imprensa do Inep/ MEC