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Cidade do interior baiano reduz evasão com jornada ampliada
Há cinco anos, o município de Brumado, Bahia, enfrentava sério problema na rede pública de ensino — a permanência diária dos alunos na escola era inferior à média nacional (4,1 horas). Em fevereiro de 2009, a Secretaria de Educação decidiu implantar o Programa Municipal de Atenção à Aprendizagem, uma Experiência de Gestão e Planejamento Educacional, que ampliou a jornada escolar diária para 9 horas e 30 minutos em turmas da educação infantil e do ensino fundamental.
Com a nova dinâmica de funcionamento das escolas, as aulas das disciplinas do currículo regular passaram a ser complementadas por atividades em laboratórios de matemática, leitura e ciências, além de práticas esportivas e culturais diversificadas, como capoeira, caratê, dança, música, teatro, xadrez, informática, artes e esportes. Como resultado, as escolas de tempo integral de Brumado tiveram um aumento significativo nos indicadores educacionais.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais cresceu de 4,9 em 2009 para 5,2 em 2011, dentro da meta estabelecida pelo Ministério da Educação. Os índices de desnutrição tiveram sensível redução e houve melhoria no comportamento e no relacionamento dos estudantes com a família e a sociedade.
Os êxitos obtidos levaram o programa, que já beneficiou mais de 4 mil alunos, a ser incluído entre os vencedores do Prêmio Inovação em Gestão Educacional de 2011. Promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o prêmio identifica e divulga experiências bem-sucedidas das redes e sistemas de ensino municipais.
"Conseguimos comprovar os bons resultados por meio da melhoria no rendimento escolar dos alunos que participaram do programa", destacou a secretária de educação de Brumado, Acácia Gondim Ribeiro.
Prêmio — Até o dia 30 próximo, estão abertas as inscrições para a quarta edição do Prêmio Inovação em Gestão Educacional. Podem concorrer experiências desenvolvidas por órgãos municipais gestores do ensino. Elas devem estar em vigência e implantadas há pelo menos 18 meses, além de já ter apresentado resultados. Os dirigentes municipais podem inscrever até quatro experiências, uma para cada área temática do prêmio:
- Gestão pedagógica — Relacionada ao planejamento e à organização do sistema educacional do município e das unidades escolares quanto ao gerenciamento de recursos e à elaboração e execução de projetos pedagógicos.
- Gestão de pessoas — Relacionada ao uso de métodos e técnicas que envolvam a formação e o desenvolvimento dos profissionais, bem como ao incentivo à participação em decisões políticas e técnicas e valorização de mérito.
- Planejamento e gestão — Relacionada ao uso de métodos e técnicas de gestão pública na educação do município.
- Avaliação e resultados educacionais — Relacionada ao desenvolvimento e ao uso de instrumentos e de tecnologias de avaliação e de monitoramento dos processos e resultados educacionais do município e seu uso na orientação em tomadas de decisões de gestão e de práticas educativas.
Assessoria de Comunicação Social do Inep