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Tese aborda trajetória de egressos da educação superior
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, na última quarta-feira, 7 de dezembro, mais um seminário da série Pesquisa Inep. O evento foi transmitido pelo canal do Instituto no YouTube e apresentou a tese “Trajetórias ocupacionais dos egressos da educação superior”, de autoria da servidora e pesquisadora Katia Cristina da Silva Vaz.
O estudo avalia a forma como as trajetórias ocupacionais dos egressos da educação superior são afetadas por suas características pessoais, pela origem social e por fatores relacionados às características do curso de graduação e da instituição de educação superior.
De acordo com o estudo da pesquisadora do Inep, “o efeito da conclusão da educação superior não é igual para todos, pois as possibilidades de trajetória profissional ocupacional e os retornos auferidos no mercado de trabalho são afetados por marcadores sociais do egresso, como sexo, cor/raça, origem social e por diferenças no curso de graduação e na instituição de ensino superior frequentada”.
As evidências apresentadas ao longo da tese indicam que o processo de expansão do ensino superior é uma condição necessária para a promoção da redução das desigualdades sociais, mas não é suficiente para dirimi-las, visto que o mercado de trabalho possui mecanismos que tornam a reproduzir as desigualdades iniciais.
Nesse sentido, as características pessoais, a origem social e as características do curso de graduação e da instituição estão associadas à estruturação dos resultados desiguais auferidos no mercado de trabalho, no que se refere às trajetórias ocupacionais dos egressos e aos rendimentos auferidos, apontando para a necessidade de se buscar outros mecanismos de enfrentamento das desigualdades, combinados à ampliação quantitativa do acesso à educação superior.
A metodologia de pesquisa utilizada na tese foi a quantitativa, por meio das bases de dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), do Sistema do Censo da Educação Superior (Censup) e da Relação Anual de Informação Social (Rais).
Resultados – Ao avaliar as trajetórias ocupacionais por meio de características pessoais, como sexo, a pesquisadora chama atenção para a participação das mulheres em atividades de gestão. O estudo revela que as mulheres estão menos presentes no grupo “Trajetórias em atividade de gestão”, com um percentual 20% menor do que as chances de um homem.
Quanto ao rendimento médio, as mulheres tendem a receber menos do que os homens para todos os tipos de trajetória ocupacional e observa-se o aumento da discrepância desse rendimento médio com o passar do tempo.
Com relação às características de cor/raça, o estudo mostra que a probabilidade de negros estarem em trajetórias em ocupação típica ou trajetórias em ocupação não típica — que requerem formação de nível superior — é menor do que a probabilidade dos brancos. No que tange aos rendimentos, a análise de rendimento mostra que os negros tendem a possuir trajetórias ocupacionais que geram retornos monetários menores do que aqueles obtidos pelos brancos.
Da mesma forma, a ascensão social penaliza ainda mais a população negra, visto que, nas trajetórias em atividades de gestão, os brancos ganham 25% a mais. Durante o período avaliado, a variação percentual do rendimento médio para os brancos foi de 43%, enquanto, para os negros, foi de 36%.
Outra questão avaliada na pesquisa é que a probabilidade de o egresso estar em trajetórias associadas à ocupação típica ou não típica é maior entre os egressos com pais mais escolarizados. Além disso, observa-se que o valor do rendimento médio varia com a escolaridade dos pais, sendo que os egressos que possuem pais com nível superior recebem rendimentos mais elevados para todos os tipos de trajetória e durante todo o período avaliado.
Pesquisa Inep – O objetivo da série de seminários é disseminar os estudos produzidos por técnicos do Inep, no âmbito do programa de afastamento de longa duração do Instituto, além de agregar conhecimento aos debates sobre políticas públicas e aos espaços acadêmicos.
Veja a apresentação da tese “Trajetórias ocupacionais dos egressos da educação superior”