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Tem início pesquisa sobre a diversidade na escola pública
Tem início pesquisa sobre a diversidade na escola pública
De que forma questões como diversidade racial, socioeconômica, de idade e de origem são tratadas na escola pública? Como tem sido, na prática, a inclusão de alunos com necessidades especiais? E de que forma a discriminação pode afetar a trajetória e o desempenho dos estudantes? Para responder a essas e outras questões, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) inicia, neste mês, estudo sobre a diversidade na rede pública de ensino básico do País.
Segundo a diretora de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Linda Goulart, a pesquisa irá traçar um panorama da diversidade na educação, o que servirá como subsídio ao resgate da auto-estima de alunos e também para capacitação dos educadores para lidar com as diferenças. "Conhecer de perto essa realidade é o primeiro passo para o combate a todo tipo de discriminação".
A Pesquisa Nacional sobre Diversidade na Educação vai ouvir, por amostragem, alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental, do ensino médio e da educação de jovens e adultos além de professores, profissionais da escola, pais e a comunidade das cinco regiões brasileiras. O estudo será operacionalizado pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Entre os temas abordados estão a violência, o conflito de gerações entre alunos jovens e adultos, a aceitação de negros, indígenas, alunos com necessidades especiais e estudantes da zona rural. Os dados produzidos complementarão outros já atualmente coletados pelo Inep, nos Censos da Educação Básica, Superior e nos questionários socioeconômicos que acompanham as avaliações do instituto. São fontes de informação, por exemplo, os questionários do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb (que colhe informações de estudantes de 4ª, 8ª série e 3º ano do ensino médio), Exame Nacional do Ensino Médio – Enem (voltado a concluintes e egressos da educação básica) e Exame Nacional de Desempenho do Estudante – Enade (avaliação de alunos que compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Sinaes).
A primeira fase do levantamento é qualitativa, estruturada no trabalho com grupos focais, e será realizada em 32 escolas de 16 municípios, nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba, Bahia, Goiás e Amazonas. Em cada município participarão uma escola da região metropolitana e uma escola rural ou que tenha alunos moradores no campo. O trabalho com os grupos vai definir os questionários aplicados na segunda fase da pesquisa, nas 27 unidades da Federação, em escolas estaduais e municipais, rurais e urbanas.
Assessoria de imprensa Inep/MEC: (61) 2104 8037 – 2104 9563 – 2104 8023