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Seminário discute resultados da Pesquisa Custo-Aluno Qualidade
O Inep realizou entre os dias 14 e 16 de junho, em Brasília, um Seminário Interno da Pesquisa Custo-Aluno Qualidade. O objetivo do evento foi discutir os resultados preliminares dos estudos de casos que foram realizados nos Estados do Acre, Goiás, Pará, Piauí, Ceará, Paraná, Minas Gerais e São Paulo, onde 10 escolas de cada Estado serviram de campo de observação a esse projeto piloto. A pesquisa teve como objetivos principais: estimar a relação custo-aluno padrão de escolas públicas que apresentaram condições para a oferta de um ensino de qualidade; levantar e analisar os principais componentes do custo-aluno-ano e subsidiar o governo federal no estabelecimento de referências do custo-aluno-ano nos programas do MEC. O trabalho está sob a responsabilidade da Coordenação-Geral de Estatísticas Especiais, que pertence à Diretoria de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais (DTDIE) do Inep.
Os resultados apresentados mostraram, por exemplo, que o custo-aluno é mais elevado nas escolas de educação infantil (sobretudo nas creches) do que nas escolas de ensino fundamental e médio. Além disso, o principal elemento para a composição do custo-aluno nas escolas está relacionado às despesas com pessoal, correspondendo a mais de 70% em relação às outras despesas.
Como desdobramentos do Seminário, prevê-se a publicação, até o final de outubro, do relatório técnico da pesquisa, o qual apresentará um modelo de cálculo do custo-aluno-ano para ser amplamente testado em todo o País; a publicação, até o final do ano, de uma coletânea com os estudos realizados nos oito Estados; a realização de melhorias no Simulador Custo-Aluno e a produção de um texto que problematize o conceito de "qualidade" na educação básica a partir dos dados coletados na pesquisa.
Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037 / 9563