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ESTUDOS EDUCACIONAIS
Seminário debate impactos da covid-19 na educação
Quais são as consequências e os efeitos causados pela pandemia de covid-19 na educação brasileira? Esse e demais questionamentos serão abordados durante a série de encontros Pesquisa Inep. A primeira live deste novo ciclo de seminários aconteceu nesta terça-feira, 11 de abril, e foi transmitida no canal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Youtube.
A série Pesquisa Inep tem como objetivo apresentar os oito artigos do volume 7 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, que analisam os impactos da pandemia de covid-19 na educação brasileira.
A diretora de Estudos Educacionais (Dired) do Inep, Maria Teresa Alves, ressaltou que os efeitos da pandemia são sentidos desde o acesso à escola, a frequência e a conclusão do ensino, até a qualidade da aprendizagem, em todos os níveis e etapas. “A pandemia gerou uma crise sem precedentes na educação. As consequências seguem desafiando as políticas educacionais. Então, os seminários contribuirão para o debate dessas questões”, destacou. O volume 8 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais será lançado em junho.
Primeiro estudo - Apresentado pelas pesquisadoras do Inep Alvana Maria Bof e Flavia Basso, o primeiro artigo abordou as estratégias adotadas pelas escolas de anos iniciais do ensino fundamental no país para a continuidade das atividades de ensino-aprendizagem de seus alunos durante a suspensão das aulas presenciais causada pela pandemia. O estudo buscou verificar também os possíveis reflexos dessas novas condições de ensino nos resultados da alfabetização das crianças.
Os resultados indicam severas desigualdades na oferta de estratégias de ensino e aprendizagem durante a suspensão das aulas presenciais entre escolas, redes de ensino, regiões e unidades federativas.
Segundo estudo – O estudo analisou os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) durante os períodos pré e pós-pandemia, observando os níveis de aprendizado alcançados pelos estudantes do 5º e do 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio em língua portuguesa e em matemática.
Os autores Gustavo Henrique Moraes e Alvana Maria Bof, por meio do estudo, constataram desigualdades significativas no aprendizado dos estudantes entre as redes de ensino, escolas públicas urbanas e rurais, e unidades federativas.
Pesquisa Inep – Neste novo ciclo, a série Pesquisa Inep está organizada em quatro seminários virtuais, sempre às terças-feiras, até o dia 2 de maio, com transmissão pelo canal do Inep no YouTube. O volume 7 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais apresenta um conjunto de oito estudos que analisam os impactos da pandemia de covid-19 na educação brasileira. Os artigos abordam os efeitos produzidos pela pandemia, principalmente no que se refere a acesso e frequência escolar; conclusão e garantia de qualidade da aprendizagem em todos os níveis, etapas e modalidades; financiamento da educação; e desigualdades educacionais já existentes no país.
Assista à live
Confira o volume 7 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais
Assessoria de Comunicação Social do Inep