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ESTUDOS EDUCACIONAIS
Seminário debate educação de jovens e adultos
A terceira live da série Pesquisa Inep: Seminário de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais abordou, nesta terça-feira, 17 de agosto, os cenários da educação e trabalho. O foco do debate foi a educação de jovens e adultos (EJA) e a educação profissional e tecnológica (EPT), por meio da discussão dos artigos “O Encceja e a Educação de Jovens e Adultos: uma análise do perfil dos participantes e dos motivos do abandono” e “A educação profissional no Japão: configuração, desenvolvimento e sinalizações para o Brasil”. A transmissão ocorreu no canal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no YouTube.
Os pesquisadores do Inep Robson dos Santos e Priscila Pereira Santos iniciaram a apresentação com uma análise do perfil dos participantes das edições 2018 e 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O estudo considerou questões demográficas e de gênero, bem como as características socioeconômicas dos inscritos no exame.
De acordo com o artigo, entre as edições 2018 e 2019, houve aumento no número absoluto de inscritos (crescimento de 1.277.825 inscritos para obter a certificação de ensino fundamental e 2.331.797 para o ensino médio). Segundo os especialistas, a elevação do quantitativo constitui um fenômeno que precisa ser compreendido com mais detalhes, considerando o exame como política pública no campo da EJA.
A pesquisa revela que a maioria dos participantes do Encceja frequentou a escola anteriormente. Entre os motivos para o abandono escolar relatados pelos participantes do exame estão as dificuldades de conciliar trabalho e escola, e casamento e/ou família com a rotina escolar. Outro ponto destacado pelos pesquisadores é que o perfil do participante se caracteriza por uma renda domiciliar baixa, apesar de a maioria exercer alguma atividade laboral.
No segundo estudo apresentado, a pesquisadora do Inep Alvana Maria Bof investiga a configuração e o desenvolvimento da EPT no Japão. A análise observa as mudanças ocorridas no ensino profissional japonês desde o pós-guerra, quando o país iniciou sua reconstrução, concentrando esforços na educação até o século 21. O estudo revela que o empenho nipônico na formação de pessoas qualificadas e aptas a desempenharem seu papel nas atividades econômicas e sociais necessárias à reconstrução do país foi fundamental.
Da mesma forma, o desenvolvimento e a execução das políticas educacionais não só provocaram o fornecimento dos recursos humanos necessários ao desenvolvimento econômico japonês, mas também proporcionaram a melhoria das condições de vida da população, diante do aumento das oportunidades educacionais oferecidas.
Alvana destaca que a valorização da formação profissional no Japão é maior do que no Brasil. De acordo com o estudo, o percentual de indivíduos de qualquer idade que buscam a educação profissional de nível médio no país asiático é mais que o dobro da procura no território brasileiro — 23% e 9%, respectivamente.
Outro ponto importante da pesquisa se refere ao planejamento educacional do Japão, especialmente o da EPT, cujo setor está interligado às esferas econômica e social do país. De acordo com o estudo, o modelo japonês pode ser instrutivo para o Brasil, principalmente no alinhamento entre trabalho e educação. Assim, o ensino profissional deve acompanhar as constantes transformações do mercado de trabalho e as demandas econômicas da sociedade.
Pesquisa Inep – O evento on-line “Pesquisa Inep: Seminário de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais” é mais uma série de lives promovida pela Diretoria de Estudos Educacionais do Inep, com o objetivo de discutir os estudos presentes nos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais – Cenários do Direito à Educação (volume 3, número 4). Os encontros virtuais ocorrem semanalmente, ao longo do mês de agosto, sempre às terças-feiras, com transmissão às 10h (horário de Brasília), pelo canal do Inep no YouTube.
Em cada evento, dois trabalhos são apresentados e debatidos pelos autores. Após debater os cenários da educação e trabalho, os próximos estudos a serem exibidos no seminário irão tratar da educação superior.
Assessoria de Comunicação Social do Inep